Secretaria de Agricultura tem cavalos e mulas para adoção no DF
A iniciativa 'Adote um Animal' dá um novo lar a cavalos e mulas abandonados nas ruas do Distrito Federal
Brasília|Luiz Calcagno, do R7, em Brasília
Quer adotar um bichinho? Que tal um cavalo? A Seagri (Secretaria de Agricultura do DF) é a responsável pelo projeto Adote um Animal, e tem 24 espécimes de grande porte, a maioria equinos, em busca de um lar. Os equinos foram recolhidos das ruas e não foram reclamados pelos donos.
De acordo com a diretora de Fiscalização de Trânsito da Seagri, Fernanda Oliveira, a ideia é dar “uma nova chance de vida, carinho”. A adoção também garante que os animais vivam em ambientes adequados e bem alimentados e, dessa forma, desenvolvam melhor suas “habilidades naturais”, destacou Oliveira.
Leia também
No ano passado, a iniciativa mudou a vida de 55 cavalos e mulas que foram retirados das ruas do Distrito Federal. Pessoas físicas e jurídicas podem adotar os equinos e mulares recolhidos das ruas da capital federal.
Para levar o novo amigo, é preciso preencher um formulário de cadastro e assinar um termo de responsabilidade. Os documentos estão no site da secretaria. Segundo nota da Seagri, atualmente, o órgão tem 86 animais em seu curral. Cada um tem um custo médico mensal de R$ 1000.
O número de animais abandonados também cresceu nos últimos anos. Em 2020, fiscais da secretaria recolheram 147 das ruas. No ano seguinte o número subiu para 250.