Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Sem citar Eduardo, Alcolumbre diz que ‘não dá para ver um deputado instigar os EUA contra o Brasil’

Eduardo Bolsonaro está nos EUA buscando sanções a ministros do STF

Brasília|Rute Moraes, do R7, em BrasíliaOpens in new window

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Senador Davi Alcolumbre critica a atuação de Eduardo Bolsonaro nos EUA.
  • Deputado está buscando sanções contra ministros do STF, como Alexandre de Moraes.
  • Alcolumbre ressalta a incongruência de um representante brasileiro instigando ações contra o Brasil.
  • O senador defende que o Brasil deve ser respeitado e não sofrer agressões externas.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

"Nunca falei sobre isso, mas está na hora de começar", afirma Alcolumbre Jefferson Rudy/Agência Senado - 02.09.2025

O presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (União-AP), criticou, nesta quarta-feira (17), a atuação do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) nos EUA. O parlamentar está no país desde o fim de fevereiro articulando sanções a ministros do STF, como Alexandre de Moraes, sancionado com a Lei Magnitsky.

“Não dá para a gente ver todo dia um deputado federal do Brasil, eleito pelo povo brasileiro, pelo povo de São Paulo, lá nos EUA, instigando um país contra o meu país. Nunca falei sobre isso, mas está na hora de começar. Não dá para eu aceitar todas essas agressões calado. Se isso for certo, não sei o que é certo”, declarou Alcolumbre, no plenário do Senado.


O presidente da Casa ainda destacou que, por ser brasileiro, não “sabia” que precisava sair pelas ruas afirmando que o “Brasil é dos Brasileiros”, slogan adotado pelo governo federal.

“Aí fica de um lado, como é cômodo agredir e dizer que o Brasil é dos brasileiros, e do outro lado fica um nos EUA dizendo que o [Donald] Trump vai enviar novas sanções ao Brasil, ao parlamento, às autoridades, ao Judiciário e ao Executivo e com tarifa cobrando e trabalhando contra o Brasil. Tá todo mundo passando um pouco dos limites adequados da boa convivência”, continuou Alcolumbre.


Em atualização

Perguntas e Respostas

Qual foi a crítica feita por Davi Alcolumbre?


O presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre, criticou a atuação de um deputado federal nos EUA, afirmando que não é aceitável que um parlamentar brasileiro instigue outro país contra o Brasil. Ele expressou sua insatisfação com a situação, destacando que não pode ficar calado diante de tais agressões.

O que o deputado federal está fazendo nos EUA?


O deputado federal está nos Estados Unidos desde o fim de fevereiro, buscando sanções a ministros do STF, incluindo o ministro Alexandre de Moraes, que foi sancionado com a Lei Magnitsky.

Qual foi a declaração de Alcolumbre sobre o slogan do governo federal?

Alcolumbre mencionou que, como brasileiro, não sabia que precisava sair pelas ruas afirmando que “o Brasil é dos Brasileiros”, um slogan adotado pelo governo federal, e criticou a hipocrisia de se afirmar isso enquanto um deputado está nos EUA buscando sanções contra o país.

Como Alcolumbre descreveu a situação atual?

Ele afirmou que é “cômodo” agredir o Brasil enquanto se diz que o país pertence aos brasileiros, e criticou a postura de um deputado que, segundo ele, está trabalhando contra o Brasil ao instigar sanções por parte de autoridades americanas.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.