Senado faz minuto de silêncio em homenagem às vítimas da queda de avião e Delfim Netto
Ao todo, 62 pessoas morreram em acidente aéreo da última sexta-feira; ex-ministro da Fazenda faleceu na segunda
Brasília|Giovanna Inoue, do R7, em Brasília
O Senado Federal iniciou a sessão plenária desta terça-feira (13) com um minuto de silêncio em homenagem às 62 vítimas da queda do avião na última sexta-feira (9) e à Delfim Netto, ex-ministro da Fazenda, que faleceu na segunda-feira (12). Rodrigo Pacheco (PSD), presidente da Casa, expressou condolências e votos de consolo para familiares e amigos.
LEIA TAMBÉM
Pacheco disse que o Senado acompanha as investigações sobre as causas da queda do avião e que vai garantir que “todas as circunstâncias sejam devidamente esclarecidas e que eventuais responsabilidades sejam apuradas com vigor”. Além disso, garantiu o compromisso da Casa com o “fortalecimento das políticas nacionais de segurança no transporte”, e que vai buscar implementar medidas que previnam acidentes futuros.
O senador agradeceu as equipes responsáveis pelas operações de resgate que trabalharam para “garantir que o local do acidente fosse tratado com o respeito e a dignidade que as vítimas e suas famílias merecem mesmo diante de uma tragédia de tamanha magnitude”.
Sobre Delfim, Pacheco afirmou que o economista era um “notável brasileiro”, e que ele foi “uma das figuras mais proeminentes da economia brasileira ao longo de várias décadas”. O ex-ministro da Fazenda e ex-deputado federal tinha 96 anos e estava internado há uma semana devido a complicações em seu quadro de saúde. A causa da morte não foi divulgada.
Vítimas da queda
A Força Aérea Brasileira fez nesta terça-feira (13) o transporte de três caixões com vítimas da queda de um avião em Vinhedo (SP). De acordo com a FAB, dois corpos serão levados para Cascavel (PR) e o terceiro, para Pelotas (RS). Alguns familiares das vítimas, que foram a São Paulo depois do acidente, também embarcaram no avião da FAB.
A aeronave da Força Aérea decolou de São Paulo às 15h13. Segundo a Aeronáutica, o translado até Cascavel deve demorar em torno de 1h20. Depois, o avião seguirá para Pelotas, com previsão de chegada às 19h30.
A Prefeitura de Cascavel disponibilizou um centro de eventos para os velórios. Os parentes de cada vítima vão escolher se querem fazer cerimônias particulares ou se utilizarão esse espaço público.