Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Senador pede que PF ouça ex-servidoras de Alcolumbre

Alessandro Vieira recorre ao STF para que Polícia Federal colha o depoimento de ex-funcionárias sobre suspeita de rachadinha

Brasília|Augusto Fernandes, do R7, em Brasília

Senador foi ao STF depois que a Polícia Legislativa do Senado intimou ex-servidoras a prestar depoimento
Senador foi ao STF depois que a Polícia Legislativa do Senado intimou ex-servidoras a prestar depoimento

O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) pediu ao STF (Supremo Tribunal Federal) que a Polícia Federal marque uma data para o depoimento de seis ex-funcionárias de Davi Alcolumbre (DEM-AP), ex-presidente do Senado e atual presidente da Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJ) da casa, que denunciaram uma prática de rachadinhano gabinete do deputado que teria movimentado ao menos R$ 2 milhões.

O parlamentar recorreu à Suprema Corte depois que a Polícia Legislativa do Senado Federal intimou as seis ex-servidoras a prestar depoimento no âmbito da ocorrência policial aberta na casa para investigar o fato. Segundo Alessandro, as intimações vieram acompanhadas da advertência de que o não comparecimento sem motivo justificado poderia implicar a configuração do crime de desobediência.

"A intimação de mencionadas testemunhas — por autoridade incompetente —, tendo os respectivos depoimentos sido efetivamente colhidos ou não, precisamente perante a autoridade policial do Senado, em que todas, ao menos formalmente, figuravam como servidoras, aponta para um potencial constrangimento daquelas que são peças-chave para a formação do convencimento desta Corte acerca do eventual cometimento de ilícito penal por um senador da República", ponderou Alessandro.

Segundo Alessandro Vieira, cabe à Polícia Federal realizar a oitiva das ex-funcionárias, pois a corporação é a mais competente para investigar a conduta de um senador da República enquanto autoridade com prerrogativa de foro.


Leia também

Alessandro ainda pediu ao STF que seja determinado que a Polícia Legislativa do Senado se abstenha de realizar qualquer procedimento investigatório com relação à denúncia de suposta rachadinha por parte de Alcolumbre.

O pedido do senador do Cidadania será analisado pelo ministro Luís Roberto Barroso, relator no STF de outra ação elaborada por Alessandro, que pede investigação de atos de Alcolumbre. 

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.