Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Servidores teriam acessado dados de autoridades sem ‘justificativa funcional’, diz STF

Quatro são alvos de operação da PF realizada na manhã de hoje; eles foram afastados e estão proibidos de deixar suas cidades

Brasília|Gabriela Coelho e Edis Henrique Peres, do R7, em Brasília

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Servidores suspeitos acessaram dados de ministros do STF e do PGR sem justificativa funcional.
  • Estão sendo investigados por violação de sigilo funcional e foram afastados com tornozeleira eletrônica.
  • A Polícia Federal realizou operações em São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia para cumprir mandados de busca e apreensão.
  • A Receita Federal já demitiu três funcionários e está realizando auditorias para identificar desvios no acesso a dados.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Moraes autorizou operação da PF e decretou diversas medidas cautelares contra suspeitos Luiz Silveira/STF - 04.02.2026

Os servidores suspeitos de vazarem dados de ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), do procurador-geral da República e de familiares das autoridades teriam acessado as informações sem uma “justificativa funcional”, segundo a Corte.

Em nota à imprensa, o STF disse que houve vários acessos aos dados das autoridades e que, as áreas técnicas responsáveis, não encontraram a justificativa para a ação dos servidores. Na avaliação do Supremo Tribunal Federal e da PGR, isso configuraria “violação de sigilo funcional”.


Os quatro servidores alvos da operação estão com tornozeleira eletrônica e proibidos de deixar as suas residências durante a noite ou em feriados. Eles também não podem voltar para as instalações do Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) ou da Receita Federal.

Entenda

A Polícia Federal realizou nesta terça-feira (17) uma operação para cumprir quatro mandados de busca e apreensão em endereços ligados a suspeitos de vazar dados da Receita Federal envolvendo autoridades. A ação, que segue determinação do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes, foi realizada nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia.


Em nota, a Receita Federal disse “não tolerar desvios” e informou que em janeiro, o STF havia solicitado uma auditoria em seus sistemas para identificar desvios no acesso a dados de ministros da Corte, parentes e outros nos últimos 3 anos.

Além disso, o Fisco relatou ter demitido três funcionários e concluído 7 processos disciplinares desde 2023.


“A auditoria, que envolve dezenas de sistemas e contribuintes, está em andamento, sendo que desvios já detectados foram preliminarmente informados ao relator no STF”, diz o comunicado.

Search Box

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.