Brasília Sete ministros de Lula usaram aviões da FAB desde 1º de janeiro

Sete ministros de Lula usaram aviões da FAB desde 1º de janeiro

Os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado, Arthur Lira e Rodrigo Pacheco, também utilizaram aeronaves para viagens

  • Brasília | Plínio Aguiar, do R7, em Brasília

O presidente Lula (PT) e o time de 37 ministros; ao menos 7 já usaram aviões da FAB

O presidente Lula (PT) e o time de 37 ministros; ao menos 7 já usaram aviões da FAB

Reprodução Ricardo Stuckert / 01.01.2023

Ao menos sete ministros do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), além dos presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), usaram aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) desde 1º de janeiro de 2023.

Fernando Haddad (Fazenda), Márcio Macêdo (Secretaria-Geral), Nísia Trindade (Saúde), Silvio Almeida (Direitos Humanos), Margareth Menezes (Cultura), Juscelino Filho (Comunicações) e Jader Filho (Cidades) são os ministros de Lula que usaram aeronaves da FAB.

O uso de aeronaves é destinada ao vice-presidente da República; presidentes do Senado, da Câmara e do Supremo Tribunal Federal; ministros de Estado; comandantes das Forças Armadas e chefe de Estado Maior Conjunto das Forças Armadas.

Pelo decreto, editado em 2002, o pedido de transporte deve levar em conta a segurança das autoridades. No entanto, há uma brecha para que os políticos usem as aeronaves no modo "a serviço" e "deslocamento para o local de residência permanente" — essas mudanças foram feitas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Fins de semana

undefined

Haddad voou de Brasília a São Paulo na primeira sexta-feira (6) do ano, às 17h25. Jader Filho foi de Brasília a Belém, às 17h50. A ministra da Cultura também viajou de Brasília a Salvador, às 16h10. Nísia voou de Brasília ao Rio de Janeiro, às 17h10. Por último, o ministro da Secretaria-Geral, Márcio Macêdo (PT-SE), foi de Salvador a Aracaju, às 18h30.

Lira foi de São Paulo a Brasília, às 15h15, em 13 de janeiro. A ministra da Saúde foi de Brasília ao Rio de Janeiro, às 18h05, no mesmo dia. Na segunda-feira (15), retornou para a capital federal, às 19h15.

Todas as viagens

1º de janeiro:

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), usou avião da FAB para ir de Maceió a Brasília, às 10h30, e retornou para a capital alagoana no mesmo dia, às 23h45.

2 de janeiro:
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), usou avião da FAB para ir de Brasília a São Paulo, às 17h10.

5 de janeiro:
O ministro das Cidades, Jader Filho (MDB-PA), usou avião da FAB para ir de Brasília a Araraquara (SP), às 13h05, e retornou para a capital federal no mesmo dia, às 17h.

6 de janeiro:
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, usou avião da FAB para ir de Brasília a São Paulo, às 17h25. Jader Filho foi de Brasília a Belém, às 17h50. A ministra da Cultura, Margareth Menezes, também viajou de Brasília a Salvador, às 16h10. A ministra da Saúde voou de Brasília ao Rio de Janeiro, às 17h10. Por último, o ministro da Secretaria-Geral, Márcio Macêdo (PT-SE), foi de Salvador a Aracaju, às 18h30.

8 de janeiro:
Lira usou avião da FAB para ir de Maceió a Brasília, às 21h20. Macêdo embarcou, às 20h20, de Aracaju a Maceió.

9 de janeiro:
O presidente interino do Congresso, Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), voou de João Pessoa a Brasília, às 23h. Pacheco foi de São Paulo a Brasília, às 19h10. Margareth foi de Salvador a Brasília, às 11h50. Haddad foi de São Paulo a Brasília, às 6h30. E a ministra da Saúde foi do Rio de Janeiro para Brasília, às 9h05.

10 de janeiro:
O ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, usou avião da FAB para ir de São Paulo a Brasília, às 6h50.

12 de janeiro:
Haddad foi de Brasília a São Paulo, às 20h20. Já o ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União Brasil-MA) foi de Brasília a São Luís, às 20h35. Lira foi de Brasília a São Paulo, às 20h25.

13 de janeiro:
Lira foi de São Paulo a Brasília, às 15h15. A ministra da Saúde foi de Brasília ao Rio de Janeiro, às 18h05.

15 de janeiro:
Pacheco foi de Brasília a Belo Horizonte, às 10h05, e voltou para a capital federal no mesmo dia, às 21h35. Nísia voou do Rio de Janeiro a Brasília, às 19h15.

Outro lado

A reportagem acionou os respectivos ministérios. O espaço está aberto para manifestação.

"O ministro das Comunicações viajou para cumprir agenda na capital maranhense, em acordo com o disposto no Decreto 10.267/20, que regulamenta o transporte aéreo de autoridades em aeronaves do Comando da Aeronáutica. Vale ressaltar que o titular da Pasta utilizou voo comercial para retornar ao Distrito Federal", disse a pasta de Comunicações.

Já o Ministério da Fazenda afirmou que Haddad "despachou na sexta-feira (6) do Gabinete do Ministério da Fazenda em São Paulo, oportunidade em que visitou pela primeira vez o escritório" e que retornou na segunda-feira (9) diante dos atos extremistas em Brasília. "As viagens seguiram as regras estabelecidas pelo Decreto nº 10.267 atendendo aos critérios de segurança e serviço", atestam.

Últimas