Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

SP anuncia nesta quarta se libera uso de máscaras; veja quais capitais já liberaram

Governo paulista prevê liberação do equipamento ao ar livre; veja como está a exigência do uso pelo Brasil

Brasília|Rossini Gomes, do R7, em Brasília

Pessoas usando máscara
Pessoas usando máscara

O governo de São Paulo prevê a liberação do uso da máscara ao ar livre. As novas regras sobre a utilização do equipamento que previne a contaminação da Covid-19 serão anunciadas nesta quarta-feira (9). O governador João Doria (PSDB) já havia anunciado a possibilidade da flexibilização. "Através do comitê científico, estamos analisando a perspectiva e a possibilidade da liberação do uso de máscaras ao ar livre", disse.

Em novembro do ano passado, o governo chegou a anunciar a flexibilização. Contudo, com o avanço da Ômicron, recuou na determinação antes que a medida entrasse em vigor.

A melhora no cenário epidemiológico, no entanto, tem levado estados a flexibilizarem o uso do item de proteção, sobretudo, em locais abertos. Assim como em São Paulo, outros estados e o Distrito Federal estão com medidas menos restritivas em relação ao uso de máscara.

Distrito Federal

No Distrito Federal, o governo antecipou o fim do uso obrigatório das máscaras em ambientes abertos. A medida começaria a valer nessa segunda-feira (7) e foi antecipada para a sexta-feira (4), permitindo que os brasilienses optem por não usar o item de proteção já neste fim de semana.


"Para shows abertos e eventos esportivos, a liberação se mantém a partir de segunda-feira", disse o governador Ibaneis Rocha (MDB). A proteção continua sendo exigida em ambientes fechados, no transporte público, em estabelecimentos comerciais e em áreas de uso comum em condomínios.

Rio de Janeiro

Na semana passada, o governo do estado publicou um decreto que permite aos municípios tomar decisão sobre a flexibilização do uso de máscara em lugares fechados.


O texto destacou o cenário heterogêneo da pandemia no estado, já que algumas cidades estão com alta cobertura vacinal e baixo risco para a Covid-19, enquanto outras ainda enfrentam uma quarta onda da doença, provocada pela variante Ômicron.

Na capital, além de locais abertos, o prefeito Eduardo Paes determinou o fim obrigatoriedade de uso de máscara contra Covid-19 em lugares fechados. Paes disse também que a exigência do comprovante de vacinação deve ser suspensa em três semanas, quando a cidade atingir 70% de cobertura vacinal com a dose de reforço.


Rio Grande do Sul e Santa Catarina

No Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, a liberação recai sobre as crianças, que estão dispensadas do uso, inclusive nas escolas. "Apesar de não ser obrigatório, continuamos percebendo o uso de máscara em crianças como extremamente necessário para diminuir os casos de Covid-19 e, principalmente, evitar que elas transmitam o vírus para pessoas da família com maior risco de ter agravos", destacou a diretora do Centro Estadual de Vigilância em Saúde do Rio Grande do Sul, Cynthia Molina Bastos.

No estado catarinense, a proteção facial é facultativa em ambientes abertos desde novembro, desde que seja possível manter o distanciamento físico.

Maranhão e Mato Grosso do Sul

Também desde novembro, o Maranhão e Mato Grosso do Sul flexibilizaram o uso de máscara em locais abertos. Assim como na cidade do Rio de Janeiro, o estado maranhense chegou a permitr o uso facultativo em ambientes fechados. Entretanto, com o aumento de casos pela Ômicron, em janeiro, o estado publicou novo decreto retomando a obrigatoriedade da proteção em locais fechados. "A Casa Civil informa que continuam valendo as regras atualizadas pelo último decreto", disse a comunicação maranhense, completando que o cenário é monitorado diariamente e que as "medidas sanitárias estão sujeitas a mudanças".

Mato Grosso

Apesar de a obrigatoriedade das máscaras continuar valendo em Mato Grosso, os municípios estão autorizados a flexibilizar as medidas. "A execução de medidas restritivas é uma atribuição dos municípios. O estado é responsável pela orientação de ações a serem tomadas", disse, em nota, a Secretaria Estadual de Saúde. Cidades como Jaciara, a 142 km de Cuiabá, já desobrigaram a população do uso de máscara em ambientes abertos.

Minas Gerais

Em Minas Gerais, o governo estadual ainda estuda mudar o decreto para facultar o uso da proteção, mas a capital já anunciou a flexibilização. Desde a sexta-feira (4) está dispensado o uso de máscara ao ar livre em Belo Horizonte. O decreto municipal pondera que o equipamento precisa ser usado em qualquer lugar fechado e no transporte público, além de locais abertos com pontos de aglomeração.

Rondônia, Roraima e Ceará

Na outra ponta, estados como Rondônia, Roraima e Ceará informaram ao R7 que não há previsão para flexibilizar a medida e que a tendência é continuar com o uso obrigatório das máscaras.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.