Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

STF aprova lista tríplice para ministro substituto do TSE

Cabe ao presidente Jair Bolsonaro escolher um dos indicados para ocupar uma das cadeiras na corte eleitoral por dois anos

Brasília|Renato Souza, do R7, em Brasília

Sede do Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília
Sede do Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília Sede do Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília

O plenário do STF (Supremo Tribunal Federal) elegeu os nomes dos advogados para compor a lista tríplice para ministro substituto do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). A relação será enviada ao presidente Jair Bolsonaro (PL) para que ele faça a escolha de um deles para ocupar o cargo por dois anos.

A decisão foi tomada na sessão desta quarta-feira (4). Os mais votados foram os juristas André Ramos Tavares (9 votos), Fabricio Medeiros (8 votos) e Vera Lucia Santana (7 votos). Na semana passada, o presidente do TSE, ministro Edson Fachin, encaminhou ao Supremo quatro nomes, de duas mulheres e dois homens, para a votação pelos magistrados. Rogéria Fagundes Dotti não foi escolhida para compor a lista final.

O escolhido pelo chefe do Executivo vai ocupar a vaga do ministro Carlos Velloso Filho, indicado em 2019, que deixou o posto no mês passado, por problemas de saúde. Vera Lucia é a primeira mulher negra a integrar a lista tríplice formulada pelo STF para o posto.

O plenário do tribunal eleitoral é formado por sete ministros, sendo três do STF, dois do STJ (Superior Tribunal de Justiça) e dois advogados com notório saber jurídico, além de seus substitutos. Os magistrados são escolhidos pelo presidente com base na indicação do Supremo.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.