Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

TCU fará inspeção de documentos para analisar liquidação do Master pelo BC

Banco Central decretou liquidação extrajudicial do Banco Master por ‘graves violações’ às normas do Sistema Financeiro Nacional

Brasília|Da Reuters

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • O TCU iniciou uma inspeção para analisar a liquidação do Banco Master, decretada pelo Banco Central.
  • A liquidação foi decretada devido a "graves violações" às normas do Sistema Financeiro Nacional.
  • A Polícia Federal prendeu o proprietário do Banco Master, Daniel Vorcaro, durante uma operação que investiga crimes bilionários.
  • Foi realizada uma acareação entre Vorcaro e o presidente do BRB, afastado por 60 dias, para esclarecer diferenças nos depoimentos.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Banco Master é alvo de investigação da PF por irregularidades Amanda Perobelli/Reuters - 18/11/2025

O TCU (Tribunal de Contas da União) abriu nesta sexta-feira (2) uma inspeção para analisar os documentos relativos à liquidação do Banco Master pelo Banco Central, afirmou o presidente da corte de contas, Vital do Rêgo.

A decisão ocorre após o ministro do TCU Jhonatan de Jesus pedir na semana passada explicações ao BC sobre a liquidação do Master, o que levou a ABBC (Associação Brasileira de Bancos) e a Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) a defenderem a atuação do BC na condução do processo.


“O procedimento agora é conhecer dos documentos e por isso é inspeção... conhecer da documentação que levou o BC a liquidar, saber o calendário que o BC teve em relação a essa liquidação e embasar um procedimento da unidade técnica”, disse Rêgo.

leia mais

Procurado, o Banco Central não respondeu de imediato a pedido de comentário sobre a inspeção do TCU.


O Banco Central decretou a liquidação extrajudicial do Banco Master em novembro por “graves violações” às normas que regem o Sistema Financeiro Nacional e problemas de liquidez. No mesmo dia, a Polícia Federal prendeu o dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, no âmbito de uma operação para investigar suspeitas de crimes bilionários contra o SFN.

Além da prisão de Vorcaro, que foi detido no aeroporto antes de embarcar para uma viagem internacional, a Justiça também determinou na ocasião o afastamento do presidente do BRB (Banco Regional de Brasília) Paulo Henrique Costa por 60 dias, como parte da operação Compliance Zero.


Na terça-feira, a Polícia Federal conduziu uma acareação entre Vorcaro e Costa no âmbito de investigação sobre o Banco Master que corre no STF (Supremo Tribunal Federal). Inicialmente, a PF ouviu os dois executivos separadamente, assim como o diretor de fiscalização do Banco Central.

A colocação dos executivos frente a frente teve como objetivo esclarecer diferenças nos depoimentos prévios dos dois. A defesa do ex-presidente do BRB disse em nota que não houve contradições, “apenas percepções distintas sobre os mesmos fatos”. Procurada pela Reuters, a defesa de Vorcaro não se manifestou.


Antes da liquidação do Banco Master, o BRB chegou a negociar a compra do controle da instituição, mas o negócio foi rejeitado pelo BC.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.