Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Câmera registra tremor de terra em cidade próxima a Brasília; assista

Tremor de magnitude 3,1 ocorreu na cidade de Santa Tereza; abalo durou cerca de 15 segundos e não deixou feridos

Brasília|Karla Beatryz*, do R7, em Brasília

A Universidade de Brasília (UnB) confirmou o tremor
A Universidade de Brasília (UnB) confirmou o tremor

Um terremoto de baixa magnitude atingiu a cidade de Santa Tereza, em Goiás, no entorno do Distrito Federal, na tarde dessa quarta-feira (16). O tremor foi registrado por moradores e câmeras de segurança (veja vídeo abaixo) e teve duração de cerca de 15 segundos. O tremor foi registrado pelo sismógrafo da Universidade de Brasília (UnB).

O tremor teve magnitude de 3,1, o que é considerado de baixa baixa intensidade. Não houve feridos. De acordo com o professor de sismologia da UnB Lucas Barros, a ocorrência de tremores em Goiás se dá devido a falhas geológicas.

“No norte de Goiás e em Tocantins existe um longo alinhamento de diversas falhas. A falha começa na região da Bacia do Paraná e vai até o Ceará. Nesses municípios de Goiás, já houve outros tremores que deixaram rachaduras em casas e derrubaram telhas. Sismos nessas magnitudes não produzem danos, mas a população deve ficar atenta aos tremores”, explica Barros.

Segundo ele, em outubro de 2010 um terremoto afetou a região e chegou a ser percebido no raio de 300km, afetando Brasília e Goiânia. “As falhas geológicas nessas regiões estão sendo reativadas, causando tremores”, explica. Apesar do susto, o professor afirma que apenas terremotos com magnitude acima de 4 podem gerar danos em estruturas.


Terremoto de baixa magnitude no Entorno do Distrito Federal
Terremoto de baixa magnitude no Entorno do Distrito Federal

Durante os tremores, Brasília não foi afetada. Barros disse ao R7 que as chances de um tremor atingir a capital são “quase zero”.

Em abril de 2022, moradores dos municípios Estrela do Norte e Mara Rosa, em Goiás, foram surpreendidos com um tremor de magnitude 3,7 na escala Richter. O abalo sísmico foi confimado pelo Observatório Sismológico (Obsis) da Universidade Nacional de Brasília (UnB), que detectou o movimento em 20 estações.


O tremor durou oito segundos e ocorreu por volta das 5h45. Desde 2010, 15 tremores foram registrados por observatórios sismológicos no Norte de Goiás. Técnicos da área justificam que a região é afetada pelas movimentações em razão de uma falha geológica que comprime as placas oceânicas.

Observatório Sismológico da UnB

A UnB abriga a Rede Sismográfica do Centro e Norte do Brasil (RSCN), um dos quatro centros de monitoramento sismológico do país. Ela faz parte da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), que também congrega a Rede Sismográfica do Sul e do Sudeste (RSIS/SE), a Rede Sismográfica do Nordeste (RSISNE) e a Rede Sismográfica Integrada do Brasil (Brasis).


O terremoto que afetou a Turquia e a Síria no começo deste ano foi registrado pelo observatório sismológico. O gráfico, que foi detectado pela estação Santa Maria do Tocantins (TO), mostra o pico do tremor no país turco, que aconteceu por volta das 4h (22h de domingo no horário de Brasília).

*Sob supervisão de Fausto Carneiro. 

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.