Brasília 'Transporte no Entorno do DF é desafio para nós', diz ministro da Infraestrutura 

'Transporte no Entorno do DF é desafio para nós', diz ministro da Infraestrutura 

Marcelo Sampaio se reuniu com o governador Ibaneis Rocha para discutir soluções de mobilidade para o DF e Entorno

  • Brasília | Hellen Leite, do R7, em Brasília

Governador do DF, Ibaneis Rocha, se reúne com ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio

Governador do DF, Ibaneis Rocha, se reúne com ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio

Renato Alves/Agência Brasília

O ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, disse nesta sexta-feira (21) que trabalha para acelerar as melhorias no transporte público entre Brasília e as 11 cidades do Entorno do DF. "Esse trabalho integrado passa pela parte de operação do transporte do Entorno, que é um desafio para nós. Estamos estruturados com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para dar uma resposta a partir de 2023", comentou.

A gestão das linhas de ônibus das cidades do Entorno de Brasília é responsabilidade do Governo do DF desde julho do ano passado. Segundo o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), há um trabalho de cooperação para buscar melhorias no transporte da região.

"Estamos construindo o acordo, como se fosse uma empresa que vai cuidar desse transporte do Entorno, envolvendo as prefeituras, o estado de Goiás e o DF. O Ministério da Infraestrutura conseguiu recursos para ajudar nessa nova modelagem que vai ser criada, em que vamos ter a possibilidade de fazer a troca dos ônibus, colocando ônibus novos, melhorando a infraestrutura do transporte para a população do Entorno", afirmou Ibaneis.

Na reunião, que aconteceu no Palácio do Buriti, o ministro e o governador também falaram sobre a duplicação da BR-080, que liga Taguatinga a Brazlândia. A licitação deve sair em novembro, com investimento previsto de R$ 210 milhões.

Leia mais: Em 2022, 1 em cada 4 denúncias contra campanhas virou ação na Justiça Eleitoral

Oitenta mil pessoas serão beneficiadas com a duplicação da via no segmento que liga o entroncamento com a DF-001 (Parque Nacional de Brasília e Floresta Nacional) e Brazlândia.

"É uma notícia maravilhosa a duplicação da BR-080. Só temos a agradecer ao presidente Jair Bolsonaro por essa obra, que era muito pedida pela população de Brazlândia. Quem está tocando a licitação é o Ministério da Infraestrutura. É uma obra que, só no trecho até Brazlândia, tem 24 km, e, até Padre Bernardo, ali na Vendinha, são 44 km que temos para fazer a obra no total", comemorou o governador.

Aeroporto de Brasília

Marcelo Sampaio também anunciou que trabalha com a possibilidade de adiantar a renovação do contrato de concessão do Aeroporto Internacional de Brasília, administrado pela Inframerica. Segundo o ministro, com isso, seria possível a construção de um acesso ferroviário que ligaria Luziânia (GO) ao Distrito Federal. 

Últimas