Trump chama processo contra Bolsonaro de ‘caça às bruxas’ e pede ‘paz’ para o brasileiro
Presidente dos Estados Unidos afirma que STF persegue seu aliado político e diz que apenas o voto popular deve julgá-lo
Brasília|Do R7, em Brasília

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, utilizou a rede social Truth para defender o ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro, réu por tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito.
Na publicação, Trump classificou a ação como “uma caça às bruxas” e acusou o Brasil de perseguir o ex-presidente.
“Tenho acompanhado, assim como o mundo inteiro, enquanto vêm atrás dele dia após dia, noite após noite, mês após mês, ano após ano”, escreveu o republicano.
Leia mais
‘Ele não é culpado de nada’
Em março, a Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) aceitou denúncia apresentada pela PGR (Procuradoria-Geral da República) e tornou Bolsonaro réu. As penas, somadas, podem ultrapassar 30 anos.
“Ele não é culpado de nada, exceto por ter lutado pelo povo”, continuou. Trump afirmou ainda que o julgamento deveria ocorrer nas urnas: “O único julgamento que deveria acontecer é o julgamento dos eleitores do Brasil — isso se chama eleição.”
O norte-americano comparou a situação do aliado brasileiro à sua própria: “Isso aconteceu comigo, dez vezes mais”, escreveu. “O Brasil está fazendo uma coisa terrível com Jair Bolsonaro. Eu o conheci. Ele é um líder forte, que ama seu país.”
Por fim, prometeu acompanhar o caso de perto: “Estarei observando muito atentamente à caça às bruxas contra Jair Bolsonaro, sua família e milhares de seus apoiadores.”
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
