Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

TSE abre ação contra Bolsonaro por uso de Planalto e Alvorada na campanha

Encontros do ex-chefe do Executivo com personalidades em prédios públicos são alvo da investigação

Brasília|Renato Souza, do R7, em Brasília

Jair Bolsonaro durante evento realizado em julho do ano passado
Jair Bolsonaro durante evento realizado em julho do ano passado Jair Bolsonaro durante evento realizado em julho do ano passado

O corregedor-geral da Justiça Eleitoral, Benedito Gonçalves, abriu uma ação de investigação eleitoral para avaliar se o ex-presidente Jair Bolsonaro usou as dependências do Palácio do Planalto e do Palácio da Alvorada para fazer campanha eleitoral. O caso pode tornar o ex-presidente inelegível se forem constatadas irregularidades.

O procedimento vai avaliar se ocorreu abuso de poder econômico no uso da estrutura pública para a realização de encontros com políticos, governadores e artistas durante a campanha eleitoral do ano passado. O ex-presidente é alvo de outras 15 investigações do tipo.

O magistrado atendeu a pedido da Coligação Brasil Esperança para avaliar o caso. Bolsonaro teria utilizado os espaços para se encontrar com políticos, personalidades e depois realizado entrevistas em que os convidados declaravam apoio à candidatura dele e do vice na chapa, Walter Braga Netto.

Entre os eventos citados está um "almoço com artistas e cantores sertanejos no Palácio da Alvorada, com a presença de Gusttavo Lima, Leonardo, Chitãozinho, Fernando Zor, Zezé di Camargo e Marrone, em 17/10/2022". Além das reuniões e entrevistas, Bolsonaro, de acordo com a ação, aproveitou a ocasião para fazer publicações nas redes sociais com fins eleitorais.

A defesa de Bolsonaro afirmou que vai contestar as acusações "em momento próprio". 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.