Brasília Último governador nomeado do DF, Wanderley Vallim morre aos 85 anos

Último governador nomeado do DF, Wanderley Vallim morre aos 85 anos

Vallim comandou o DF por nove meses, entre março de 1990 e janeiro de 1991, em substituição a Joaquim Roriz, de quem era vice

  • Brasília | Do R7

Wanderley Vallim (dir.) e o presidente do TRF-1 Alberto Vieira da Silva , em  foto de 1990

Wanderley Vallim (dir.) e o presidente do TRF-1 Alberto Vieira da Silva , em foto de 1990

TRF-1/Reprodução

Morreu neste sábado (9), aos 85 anos, o empresário Wanderley Vallim, último governador nomeado do Distrito Federal. A causa da morte não foi divulgada. O velório está marcado para este domingo (10), das 9h às 11h, na capela 7, do Cemitério Campo da Esperança da Asa Sul. O sepultamento será às 11h30.

Vallim comandou o DF por nove meses, entre março de 1990 e janeiro de 1991. Vice-governador, ele assumiu o comando do Executivo quando o então governador, Joaquim Roriz, foi nomeado ministro da Agricultura no governo de Fernando Collor.
 

Vallim nasceu em Ituverava, no interior de São Paulo, e era formado em engenharia civil e metgalúrgica. Antes de se radicar no Distrito Federal, o ex-governador morou em Goiânia. No DF, ele também foi secretário de Viação e Obras no governo de Joaquim Roriz. 

Vallim também foi presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil  do Distrito Federal (Sinduscon-DF). Em nota, a instituição lamentou a morte e destacou a atuação do engenheiro no setor da construção civil. "Político, empresário e engenheiro, deixa um incrível legado para Brasília. Em nome da entidade, prestamos nossa solidariedade à família, pedindo a Deus que conforte o coração de todos neste momento", diz o texto.

O governador Ibaneis Rocha também manifestou pesar pela morte de Vallim e disse que o Distrito Federal perde um "grande líder". "Nesta hora de sofrimento, rogo a Deus que console a todos os amigos e familiares. Estou decretando luto oficial de três dias em sua", diz a nota publicada nos canais oficiais do governo do DF.

Últimas