Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

UnB instala postes de segurança no campus Darcy Ribeiro, na Asa Norte

Locais escolhidos foram a Biblioteca Central e a Faculdade de Educação; inauguração foi às 15h desta quinta-feira (4)

Brasília|Clarissa Lemgruber, do R7, em Brasília

Campus Darcy Ribeiro, da Universidade de Brasília (UnB), na Asa Norte
Campus Darcy Ribeiro, da Universidade de Brasília (UnB), na Asa Norte Campus Darcy Ribeiro, da Universidade de Brasília (UnB), na Asa Norte

A Universidade de Brasília (UnB) instalou, nesta quinta-feira (4), dois postes com botões de segurança no campus Darcy Ribeiro, na Asa Norte. Os dispositivos estabelecem um canal de comunicação direto com a equipe da central de segurança da instituição e devem agilizar o atendimento de ocorrências. Ao todo, serão instalados 20 dispositivos em todos os campus. 

Os locais escolhidos foram a Biblioteca Central (BCE) e a Faculdade de Educação. O mecanismo pode ser acionado a qualquer momento, em situações de emergência que necessitem do apoio de agentes de vigilância da UnB. A inauguração foi às 15h desta quinta-feira, próximo à BCE.

Segundo o vice-reitor da UnB, Enrique Huelva, o objetivo é que, no futuro, os cinco corredores da universidade sejam contemplados com os novos equipamentos para que a comunidade se comunique de maneira direta com a equipe de segurança da instituição.

"Cada corredor de segurança terá um poste [com o botão]. São espaços que tradicionalmente representam maior risco para nossa comunidade", explicou o vice-reitor, que preside o Comitê Consultivo Permanente para a Gestão de Segurança na UnB.

Publicidade

Estes dois pontos fazem parte dos corredores de segurança, sistema instituído em 2018 que contempla cinco trajetos nas principais vias do campus, interligando os prédios administrativos e acadêmicos à Casa do Estudante e às L2 e L3 Norte.

De acordo com a instituição, os trechos receberam reforço na iluminação e no quantitativo de profissionais de segurança.

Publicidade

Leia mais: Vídeo: ao menos um boi morre após caminhão tombar em rodovia no DF

Violência

A medida vem sendo desenvolvida há meses pelo comitê de segurança da UnB, mas ganhou força após o caso em que uma estudante de 18 anos relatou ter sido vítima de estupro dentro da universidade, em julho. 

Publicidade

A jovem teria sido ameçada por um homem com um canivete quando saía do Restaurante Universitário. À época, a UnB lamentou a violência sofrida pela jovem e destacou que colabora com as investigações.

Em junho, outra estudante, de 22 anos, denunciou, por meio das redes sociais, ter sofrido assédio sexual dentro de um banheiro, no Campus Darcy Ribeiro. Segundo a jovem, ela foi filmada enquanto usava o sanitário no Instituto Central de Ciências (ICC) Sul.

Funcionamento

Segundo a UnB, os postes com botões de segurança terão uma câmera de videomonitoramento. Ao acionar o botão, o usuário será atendido por meio de um interfone pela central de segurança da universidade, que funciona 24h. O profissional que responder ao chamado vai identificar o local de origem da ocorrência, ouvir o relato do usuário e tomar as providências necessárias.

O prefeito da UnB, Valdeci da Silva Reis, explica que, em poucos minutos, a ocorrência será atendida. "Vamos ter uma câmera focada no botão, para que o vigilante consiga ver o que está acontecendo e acionar a vigilância motorizada", completou.

Durante o atendimento, o profissional poderá inclusive acionar corpo de segurança externo à instituição, como Bombeiros, Samu ou Polícia Militar – a depender da situação.

Comitê de Segurança

Em 2017, a UnB reativou o Comitê de Segurança do campus para planejar estratégias que visam reforçar a segurança na instituição. O circuito de monitoramento por vídeos tem mais de 500 câmeras, colocadas em pontos sensíveis, como vias de acesso e paradas de ônibus.

No ano seguinte, uma pesquisa sobre a percepção de violência contra mulheres na UnB mostrou que 34% das mulheres entrevistadas já tinham sofrido algum tipo de violência, desde moral até sexual, no campus. Segundo a instituição, depois da medida, as ocorrências caíram 86% entre 2018 e 2019.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.