Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília
‌

Após denúncia de estupro, UnB vai instalar botões de emergência para estudantes pedirem socorro

Quem se sentir ameaçado no campus poderá chamar por socorro por meio do equipamento; medida foi anunciada após denúncia  

Brasília|Jéssica Moura, do R7, em Brasília

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window
Universidade de Brasília
Universidade de Brasília

A Universidade de Brasília (UnB) informou que vai instalar 20 totens de segurança que serão distribuídos pelos 4 campi. Dois equipamentos de teste já serão colocados em pontos considerados sensíveis nos próximos dias. O totem tem um botão de emergência e quem se sentir ameaçado poderá acionar a segurança, que irá ao local para socorrer a vítima.

A medida foi anunciada depois que veio à tona uma denúncia de estupro de uma estudante de 18 anos dentro da universidade, na última sexta-feira (8), mas, segundo a UnB, já estava em preparação antes da ocorrência. A jovem teria sido ameçada por um homem armado com um canivete quando saía do Restaurante Universitário (RU), por volta das 19h30.

‌

Leia também

Ao conseguir fugir do agressor, ela contou que pediu ajuda a um professor que estava em uma sala de aula na Faculdade de Educação. Ele chamou a Polícia Militar. No dia seguinte, o homem apontado pela vítima como autor da violência se apresentou à universidade e relatou uma versão divergente do caso.

Depois, ele prestou depoimento na Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam I). Nem a Polícia Civil nem a UnB detalharam a declaração do suspeito.

‌

Manifestação

Nesta segunda-feira (11), o coletivo Juntas-DF promoveu uma manifestação na UnB, para cobrar mais medidas de segurança. Os estudantes se concentraram no Ceubinho e depois marcharam em direção ao prédio da reitoria.

No início do semestre letivo presencial, outra estudante, de 22 anos, foi filmada e fotografada por um homem enquanto usava o banheiro no Instituto Central de Ciência (ICC Sul).

‌

Comitê de Segurança

Em 2017, a UnB reativou o Comitê de Segurança do campus para planejar estratégias que visam reforçar a segurança na instituição. O circuito de monitoramento por vídeos tem mais de 500 câmeras, colocadas em pontos sensíveis, como vias de acesso e paradas de ônibus.

No ano seguinte, uma pesquisa sobre a percepção de violência contra mulheres na UnB mostrou que 34% das mulheres entrevistadas já tinham sofrido algum tipo de violência, desde moral até sexual, no campus. Segundo a instituição, depois da medida, as ocorrências caíram 86% entre 2018 e 2019.

Siga R7 no Google e fique por dentro de tudo que acontece

Seguir no Google

Últimas

‌

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.