Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

União Brasil convoca executiva nacional para decidir futuro de Bivar, e expulsão não é descartada

Ele é acusado de envolvimento no incêndio que atingiu a casa de Rueda, recém-eleito presidente do partido

Brasília|Ana Isabel Mansur, do R7, em Brasília, e Deborah Hana Cardoso, da RECORD

Bivar fundou o União Brasil em 2021
Bivar fundou o União Brasil em 2021 RECORD/Reprodução - arquivo

Os parlamentares do União Brasil decidiram, por unanimidade, convocar uma reunião da executiva nacional do partido para esta quarta-feira (13) para discutir o futuro do presidente da legenda, deputado federal Luciano Bivar. A bancada da sigla da Câmara se reuniu na noite desta segunda (12), e o líder do União na Casa, deputado Elmar Nascimento, informou que a decisão foi tomada por unanimidade.

Segundo Nascimento, a executiva vai deliberar sobre o afastamento de Bivar da presidência do partido, mas nenhuma hipótese, inclusive expulsão, está descartada. 

Ele é acusado de envolvimento no incêndio que atingiu a casa do recém-eleito presidente do União Brasil, o advogado Antônio Rueda, e da irmã, Maria Emília Rueda, tesoureira do partido, na praia de Toquinho, no município de Ipojuca, no litoral sul de Pernambuco, nessa segunda (11). Bivar nega as acusações, que ocorrem em meio a disputas pelo comando da sigla.

Leia também

A reunião será na sede do partido, fundado por Bivar em 2021, em Brasília. Senadores e governadores da sigla também devem participar. "Seria melhor que ele pedisse, por espontânea vontade, o seu afastamento, para nós não sermos obrigados a deliberar sobre isso", declarou Nascimento, para quem a situação gera "constrangimento". O líder explicou que a executiva vai deliberar sobre uma representação já existente que pede o afastamento do presidente. 


"É o patrimônio que foi construído, ele [Bivar] é o maior responsável por isso. É o fundador e o presidente desde a fundação. Reside nele a maior obrigação de preservar a imagem do partido. São insustentáveis as palavras que estão sendo colocadas, seja via imprensa, seja via WhatsApp, seja via coletiva,", destacou o líder do União. "O mais importante é a demonstração politica, de que nosso partido está unido, não tem nenhuma cisão. Vamos fazer tudo que tiver de ser feito para preservar o interesse do nosso partido", completou.

Rueda alega receber ameaças de morte de Bivar, que, segundo a defesa do presidente recém-eleito, tem uma casa no mesmo condomínio dos imóveis incendiados. 

Bivar acusa a esposa de Rueda de roubar notas de dólar e libra esterlina, que estavam guardadas no cofre de um apartamento do deputado em Miami, nos Estados Unidos. Segundo ele, Rueda pediu a senha do cofre para guardar joias quando se hospedou no imóvel, em 2022.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.