União Brasil orienta obstrução em votação de projeto que livra presos do 8 de Janeiro
Nos bastidores, proposta virou ‘moeda de troca’ na disputa pela presidência da Câmara; texto aguarda análise na CCJ
Brasília|Rute Moraes, do R7, em Brasília
O União Brasil orientou nesta terça-feira (8) obstrução na votação do PL (Projeto de Lei) que anistia os presos do 8 de Janeiro. A proposta consta na pauta da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara desta tarde.
A presidente do colegiado, deputada federal Caroline de Toni (PL-SC), tenta iniciar o debate sobre o texto desde setembro, mas ações da bancada governista e do União retardaram a discussão. O relatório do texto sequer foi lido pelo relator, deputado federal Rodrigo Valadares (União Brasil-SE), e a sessão só pode ser aberta se tiver o quórum mínimo de 34 presenças. Com a obstrução, os membros não registram presença e a sessão corre o risco de não começar.
LEIA MAIS
A ação do União Brasil continua na mesma toada de setembro deste ano, quando o partido, ao lado do governo, obstruiu a pauta e adiou a análise da proposição. Até a publicação desta reportagem, a ala oposicionista tenta negociar um recuo do partido para iniciar o debate da proposta ainda hoje.
Nos bastidores, o PL da Anistia é visto como uma “moeda de troca” entre os partidos em virtude da eleição da Mesa da Câmara. Para ganhar o apoio da oposição, o candidato à presidência da Câmara terá que prometer pautar a proposta no plenário da Casa.
O líder do União Brasil na Câmara, deputado Elmar Nascimento (BA), fez o texto andar na Casa no início deste ano, indiciando Valadares para relatar o projeto. Elmar, que é candidato à presidência da Câmara, espera atrair votos da oposição.
Mas o PL, maior partido de oposição, flerta em apoiar o líder do Republicanos, Hugo Motta (PB), na disputa pela Casa. Desse modo, nos bastidores, o União estaria se movimentando para atrair o apoio do PL em troca de ajudar na tramitação da anistia aos presos do 8 de janeiro.
Uma reunião da bancada do União foi convocada para esta tarde, na Câmara.