Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Vereadores aprovam moção que declara Alexandre de Moraes ‘persona non grata’ em BH

Votação ocorreu na véspera da sessão de julgamento em que ministro do STF vai ler seu voto no caso da trama golpista

Brasília|Do R7, em Brasília

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • A Câmera Municipal de Belo Horizonte declarou o ministro Alexandre de Moraes 'persona non grata'.
  • A decisão foi motivada por sanções dos EUA baseadas na Lei Magnitsky.
  • A moção foi proposta pelo vereador Pablo Almeida e aprovada pela maioria dos parlamentares.
  • Almeida destacou a seriedade da aplicação da legislação a um magistrado brasileiro.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Moção que considera Moraes persona non grata foi aprovada pela maioria dos vereadores presentes Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil - 1.8.2025

A Câmara Municipal de Belo Horizonte aprovou uma moção simbólica que declara o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraespersona non grata” na capital mineira, em protesto motivado por sanções norte-americanas respaldadas na Lei Magnitsky.

Os vereadores levaram o tema a uma votação simbólica do plenário nesta segunda-feira (8), véspera da sessão de julgamento em que o ministro vai ler seu voto no caso da trama golpista.


Leia mais

A moção, proposta pelo vereador Pablo Almeida (PL-MG), foi aprovada pela maioria dos parlamentares presentes. O vereador citou a inclusão de Moraes no rol de sancionados pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, com a lei Magnitsky, utilizada para punir estrangeiros.

“A aplicação dessa legislação a um magistrado brasileiro deve ser encarada com seriedade, prudência e responsabilidade institucional, jamais com escárnio ou desdém”, afirmou Almeida na justificativa da moção.


Ainda no mesmo dia, os vereadores rejeitaram uma moção de apoio a Moraes, proposta pela oposição. A moção buscava respaldar o ministro pela decisão de conceder prisão domiciliar a Jair Bolsonaro, mas não avançou na votação.

Perguntas e respostas

Qual foi a decisão da Câmara Municipal de Belo Horizonte em relação a Alexandre de Moraes?


A Câmara Municipal de Belo Horizonte aprovou uma moção simbólica que declara o ministro do STF, Alexandre de Moraes, como “persona non grata” na capital mineira. Essa decisão foi motivada por sanções norte-americanas respaldadas na Lei Magnitsky.

Quando a moção foi aprovada e qual foi o contexto da votação?


A moção foi aprovada em uma votação simbólica realizada nesta segunda-feira (8), véspera da sessão de julgamento em que Alexandre de Moraes iria ler seu voto no caso da trama golpista.

Quem propôs a moção e qual foi a justificativa apresentada?

A moção foi proposta pelo vereador Pablo Almeida (PL-MG), que destacou a inclusão de Moraes na lista de sancionados pelo governo Donald Trump, utilizando a Lei Magnitsky para punir estrangeiros. Almeida afirmou que a aplicação dessa legislação a um magistrado brasileiro deve ser tratada com seriedade e responsabilidade institucional.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.