Vídeo: chuva de granizo e vento forte atingem regiões do DF
Temporal gerou transtornos no trânsito e alagamentos; o Inmet emitiu alerta de perigo potencial até a manhã desta sexta-feira (11)
Brasília|Karla Beatryz*, do R7, em Brasília
Uma chuva com rajadas de vento e granizo atingiu o Distrito Federal na tarde desta quinta-feira (10), causando transtornos no trânsito e alagamento em algumas regiões. O Inmet (Instituto Nacional de Metereologia) emitiu um aviso de tempestade e alertou para perigo em potencial a partir das 13h.
A sinalização continua até as 10h de sexta-feira (11), com vento intenso que pode chegar a 60km/h e chuvas entre 20 mm e 30 mm por hora.
Moradores do DF relataram a tempestade nas regiões de Jardim Botânico, Cruzeiro, Asa Norte, Asa Sul e Noroeste. Segundo o Inmet, o temporal se formou devido à umidade elevada do ar e ao clima quente, o que provocou uma área de instabilidade. Em frente ao prédio do STF (Supremo Tribunal Federal), a ventania chegou a derrubar galhos de árvores, deixando a pista parcialmente interditada.
A expectativa do instituto é que as chuvas continuem no decorrer de novembro, passando da média de 252 mm, o esperado para o mês. “Novembro é o mês mais chuvoso do DF, e a expectativa é que as chuvas fiquem ligeiramente acima da média”, avisa o Instituto.
Leia também: Fotos: chuvas derrubam árvores e alagam área central de Brasília
Alerta de perigo
O alerta de perigo em potencial também vale para alguns municípios de Goiás, para o Entorno do DF e para algumas regiões de Minas Gerais. De acordo com o Inmet, há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, quedas de árvore e alagamentos durante o período do alerta.
O instituto orienta a população a não procurar abrigo debaixo de árvores em caso de rajadas de vento, além de não estacionar os veículos nas proximidades de torres de transmissão e placas de propaganda. Em caso de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199, e o Corpo de Bombeiros do DF, pelo 193.
*Estagiária sob supervisão de Fausto Carneiro.