Vídeo: PRF apreende 38.288 latas de cerveja em blitz na BR-040
A carga vinha de São Paulo sem nota fiscal; o documento foi emitido no Distrito Federal, mas com informações erradas
Brasília|Luiz Calcagno, do R7, em Brasília
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Receita do DF apreenderam 38.288 latas de cerveja de 269ml que entrariam na capital de forma irregular na última quarta-feira (11). O produto, que vinha de São Paulo para Brasília, estava sem nota fiscal. Os agentes da corporação cobraram o documento, que foi emitido como se a carga fosse transportada apenas na região.
Segundo a PRF informou por meio de nota, para haver transporte da mercadoria entre estados é preciso pagamento de impostos. Em alguns estabelecimentos do DF, a unidade da carga apreendida chega a custar R$ 1,19. Com base nesse preço, as latas de cerveja somadas custariam R$ 45.562,72.
A apreensão aconteceu no início da noite, quando agentes da PRF faziam uma fiscalização de rotina na BR-040, na altura de Santa Maria. A carga estava em caminhão. Na abordagem, o motorista admitiu que estava sem a nota fiscal.
Leia também
O profissional ligou para o responsável, que emitiu o documento com o dado de origem da carga alterado. Os policiais, no entanto, perceberam a informação errada na nota e acionaram a Receita do DF.
Segundo a nota da corporação, a alteração de “São Paulo” para “Brasília” configura “ilícito de ordem tributária, uma vez que no trânsito de mercadorias entre os estados há a obrigatoriedade de pagamento de impostos”. A Receita só vai liberar as cervejas após a regularização da documentação.