Vídeo: Baptista Junior diz que Freire Gomes ameaçou prender Bolsonaro se insistisse no golpe
Ex-comandante da Aeronáutica disse que Bolsonaro foi alertado por ex-comandante do Exército de que poderia ser preso
Brasília|Do R7
Durante depoimento ao STF (Supremo Tribunal Federal) na ação penal contra uma tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022, o ex-comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro Carlos de Almeida Baptista Junior disse que o ex-comandante do Exército e general da reserva Marco Antônio Freire Gomes teria ameaçado prender o ex-presidente Jair Bolsonaro se ele tentasse dar um golpe de Estado.
“O general Freire Gomes é uma pessoa polida, educada. Logicamente ele não falou essa parte com agressividade com o presidente da República, ele não faria isso. Mas é isso que ele falou. Com muita tranquilidade, com muita calma, mas colocou exatamente isso: ‘Se o senhor tiver que fazer isso, vou acabar lhe prendendo’”, disse Baptista Junior.
Freire Gomes levou bronca de Moraes
No depoimento ao STF, Freire Gomes levou uma bronca do ministro do STF Alexandre de Moraes e o alertou por entender que o militar estivesse mentindo.
Moraes advertiu Freire Gomes depois de o general apresentar uma versão diferente da que tinha dado em depoimento à Polícia Federal sobre uma reunião em que o ex-presidente Jair Bolsonaro teria apresentado aos então comandantes de Exército, Marinha e Aeronáutica um plano para um golpe de Estado.
Em depoimento à PF sobre aquela reunião, Freire Gomes tinha dito, “pelo que se recorda, que o almirante Garnier [Almir Garnier Santos, ex-comandante da Marinha] teria se colocado à disposição do Presidente da República”.
No depoimento ao STF, Freire Gomes disse que “o almirante Garnier apenas demonstrou o respeito ao comandante-chefe das Forças Armadas, não interpretei como qualquer tipo de conluio”.
Nesse momento, Moraes o advertiu. “A testemunha não pode omitir o que sabe. Vou aqui dar uma chance à testemunha de falar a verdade. Se mentiu na polícia, tem que dizer que mentiu na polícia. Não pode agora, perante ao Supremo Tribunal Federal, falar que não lembra, que ‘Talvez’, que ‘Eu estava focado somente no que eu pensava’”, destacou o ministro.
“Solicito que antes de responder pense bem. Ou o senhor falseou a verdade na polícia, ou está falseando a verdade aqui”, continuou Moraes.
Últimas

Chevrolet Sonic 2026: Auto Record revela pontos positivos e negativos do SUV
SUV que promete boa relação custo-benefício no Brasil

BYD comemora 100 mil carros montados na fábrica de Camaçari, na Bahia
Marcos de produção e emprego destacam carros elétricos na Bahia

Auto Record completa dois anos de programação na RECORD Brasília
Programa Auto Record celebra dois anos com mais de 100 edições dedicadas ao universo automotivo

MG Urban: conheça o novo inimigo de BYD Dolphin, GWM Ora 03 e Geely EX2
Disponível a partir de R$ 129 mil, o novo elétrico chinês oferece três versões e surpreendeu em um test drive

Fiat celebra 50 anos no Brasil com modelos clássicos e novidades
Marcos como o Fiat 147 e o Palio são lembrados, enquanto novos lançamentos são anunciados

Jabuticaba é reconhecida como uma das 100 melhores frutas do mundo
A fruta brasileira conquistou a 19ª posição em ranking internacional, destacando sua importância

Embrapa Cerrados revoluciona cultivo de baru com sistema integrado
Consórcio com café e outras culturas aumenta produção e sustentabilidade no Cerrado

Fazenda no Mato Grosso mostra como tradição e tecnologia caminham juntas
A Fazenda Camparino investe em melhoramento genético e sucessão familiar para manter seu legado

Aprenda a fazer carne bovina preparada com vinho e vegetais
Descubra os segredos do chef Tiago Santos para preparar este clássico francês em Brasília

Brasiliense é encontrada após desaparecimento na França
A engenheira brasileira estava desaparecida desde 23 de julho e foi localizada com saúde

Educação: brasileiros retornam aos estudos para o Enem
Com novas ferramentas de ensino, muitos brasileiros buscam realizar o sonho da faculdade

Castração gratuita: Distrito Federal abre 1.800 vagas para tutores de pets
Iniciativa do GDF disponibiliza senhas para castração de cães e gatos até o dia 31

Dia dos Pais impulsiona abertura de vagas temporárias no comércio do DF
Aumento na demanda por vagas temporárias pode resultar em empregos fixos no comércio

Policiais militares resgatam bicho-preguiça em casa no Lago Sul (DF)
Militares do batalhão ambiental realizam resgate de animal silvestre e alertam sobre cuidados

Ocupação irregular assusta pedestres na estação Arniqueiras do Metrô em Águas Claras (DF)
Moradores relatam sensação de insegurança e acampamento próximo à estação do metrô
