Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

F150 Raptor é uma das atrações da Ford no Salão do Automóvel de SP

Webmotors teve contato exclusivo com a picape de 456 cv de potência no Campo de Provas da Ford no Interior de São Paulo

Carros|Por WM1

Assim como em 2016, a F150 Raptor é mais uma vez a atração da Ford no Salão do Automóvel de São Paulo. E mais uma vez a ‘bruta’ veio somente para passear pelo Expo São Paulo, já que não será comercializada oficialmente pela marca no Brasil. O legal, desta vez, é que a Webmotors teve a oportunidade de ter um contato exclusivo com uma das mais desejadas entre os ‘picapeiros’ no campo de provas da Ford em Tatíuí, interior de São Paulo.

De cara, a Raptor impressiona pelo porte. É uma F-150! É gigantesca! São 5,89 metros de comprimento, sendo 3,70 metros de distância entre os eixos — 16 centímetros maior que um Fiat 500. De altura é 1,99 metro e de largura, não se assuste, 2,19 metros, com os espelhos retrovisores. Um verdadeiro terro para os motociclistas que andam no corredor. Já a caçamba tem uma capacidade volumétrica de 1.495 litros — mas falamos depois do espaço lá atrás...

RINOCERONTE

Sob o capô desta dianteira doutrinadora está um moderno 3.5 V6 Turbo a gasolina, com injeção direta de combustível, que entrega impressionantes 456 cv de potência máxima e torque descomunal de 70,5 kgf.m – e não poderia ser diferente, afinal, estamos falando de um veículo de trabalho que descarregado pesa 2.582 quilos. A transmissão é de carro de altíssima performance. É um automático de 10 marchas (conversor de torque), exatamente o mesmo que hoje está no Mustang vendido no Brasil e no renovado Chevrolet Camaro que está no Salão.

Publicidade
Detalhe do F-150 Raptor, anunciado no Salão do Automóvel
Detalhe do F-150 Raptor, anunciado no Salão do Automóvel Detalhe do F-150 Raptor, anunciado no Salão do Automóvel

A velocidade máxima não é impressionante: 160 km/h. Já a aceleração de 0 a 100 km/h é de fazer inveja a alguns que se dizem esportivos: 6,1 segundos. O consumo de combustível decepciona, apesar de o Start/Stop estar lá para dar uma amenizada na ‘orgia etílica’, fazendo 4,5 km/l na cidade e 7,4 km/l na estrada.

E para explorar este conjunto mecânico, a Raptor trabalha com seis modos de condução, que podem ser selecionados por meio do grande volante multifuncional. São eles: normal, esporte, chuva/neve, lama/areia, rocha e baja. Nesse último, além do bloqueio mecânico da tração 4x4, as respostas de acelerador, câmbio e turbo são otimizadas para aumentar a capacidade off-road. Entenda ‘capacidade’ como sinônimo de ‘diversão’.

Publicidade

O ‘motora’ também pode escolher por meio de um seletor o tipo de tração que deseja utilizar. 4x2 (torque nas rodas traseira), 4x4 A (funciona sob demanda, distribuindo a força entre as rodas de acordo com a necessidade), 4x4 (permanente), Reduzida – além da opção de bloquear o diferencial traseiro.

MAMUTE

Publicidade
Quem viaja na frente parece estar em duas poltronas de casa
Quem viaja na frente parece estar em duas poltronas de casa Quem viaja na frente parece estar em duas poltronas de casa

Acha a Ford Ranger cabine dupla espaçosa? Então vai achar a Raptor de outro mundo! O interior leva cinco pessoas com muito conforto. Sem joelhos raspando no banco dianteiro, cabeças no teto e ombros espremidos para os que viajam no banco traseiro. Ponto positivo para a tomada de 230 volts disponível para aqueles que vão atrás, assim como a tomadinha do ‘acendedor’ de cigarros e duas entradas USB – isso sem contar a saída de ar.

Quem viaja na frente parece estar em duas poltronas de casa. É possível ficar horas dirigindo – o problema é que de tão confortáveis, pode gerar um relaxamento elevado. Revestidos em couro, ambos têm aquecimento e resfriamento – aliás, o assento traseiro também tem aquecimento. O banco do motorista tem ajustes elétricos, assim como a coluna de direção (regulagens de altura e profundidade). Apesar de ser ‘GG’, a Raptor veste muito bem quem é tamanho ‘M’ como eu ou mesmo os menorzinhos, tamanho ‘P’. Destale: as pedaleiras têm ajuste elétrico também de altura.

CHEGA AO BRASIL?

Esta é a segunda edição que a Raptor está no Salão
Esta é a segunda edição que a Raptor está no Salão Esta é a segunda edição que a Raptor está no Salão

A resposta para a pergunta acima é: Não! Esta é a segunda edição que a Raptor está no Salão. É um carro muito complicado de trazer por questões de custo e também operação, especialmente no que se refere ao obrigatório pós-venda. Podemos, no entanto, ter esperança. Afinal, a Ford trouxe por várias edições o Mustang, sempre negou sua importação oficial, mas agora, depois de muito tempo, o pony car está entre nós.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.