Logo R7.com
RecordPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Apagão elétrico atinge diversas regiões do Brasil na madrugada

Falha no Sistema Interligado Nacional (SIN) deixou milhares de pessoas sem energia elétrica

Cidades|Do R7

  • Google News
Usuário do X regista apagão na região do Aeroporto de Navegantes (SC) Reprodução/X/@vitor_dlucca/

Diversas regiões do Brasil enfrentaram um apagão que deixou milhares de pessoas sem energia elétrica na madrugada desta terça-feira (14). Relatos nas redes sociais indicam que as regiões Nordeste, Sul e Sudeste foram as mais afetadas pelo blecaute, que teve início por volta das 0h16.

Em São Paulo, a interrupção no fornecimento de energia durou apenas alguns minutos, enquanto no Rio de Janeiro, algumas áreas permanecem sem luz há mais de uma hora. A falha no Sistema Interligado Nacional (SIN) foi apontada como a causa do problema, afetando estados como Bahia, Rio de Janeiro, Ceará, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Acre, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo.


De acordo com a companhia de distribuição de energia Light, no Rio de Janeiro, cerca de 450 mil clientes foram impactados pela falha, que exigiu o acionamento do Esquema Regional de Alívio de Carga. Em algumas regiões, como a Zona Norte, Baixada e Zona Oeste, a interrupção durou cerca de 30 minutos.

Leia mais

No Amazonas, a empresa Amazonas Energia informou que as cidades de Manaus, Parintins e Itacoatiara foram afetadas, com a interrupção durando cerca de uma hora e sendo restabelecida às 00h25. Em São Paulo, a Enel, responsável pelo fornecimento de energia, confirmou que a falha ocorreu em âmbito nacional.


ONS confirma incêndio

O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) divulgou nesta terça-feira (14) um posicionamento oficial sobre a falha que deixou diversas regiões brasileiras sem energia na madrugada. Segundo o órgão, o apagão foi provocado por um incêndio em um reator da Subestação de Bateias, no Paraná, que desligou toda a unidade de 500 kV e interrompeu a interligação entre Sul e Sudeste/Centro-Oeste.

Em nota, o ONS destacou que a recomposição da energia ocorreu de forma segura, com as regiões Norte, Nordeste e Sudeste/Centro-Oeste tendo a carga restabelecida em até 1h30 e o Sul totalmente normalizado por volta de 2h30.


O órgão informou ainda que realizará reuniões com os principais agentes do setor e iniciará a elaboração de um Relatório de Análise da Perturbação até sexta-feira (17).

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.