Como o Brasil lidaria com apagão igual ao que ocorreu na Europa? Veja análise
Segundo especialista, experiências do passado e a diversidade energética preparam o país para uma crise desse tipo
Conexão Record News|Do R7
Em entrevista ao Conexão Record News, o especialista em gerenciamento de crise Gerardo Portela analisa como o sistema brasileiro de energia seria afetado diante de um apagão como o ocorrido em parte da Europa nesta segunda-feira (28).
Portela menciona que a experiência do Brasil com situações de apagão ofereceria uma vantagem. “Nós acabamos aprendendo um pouco com os apagões. Eles aconteceram no Brasil cerca de 20 anos atrás, e nós criamos mais opções”.
A diversidade energética do país, com investimentos em energia eólica, hidrelétrica e solar, além da possibilidade de recorrer a usinas movidas a gás e a óleo, facilitaria uma resposta diante de uma crise do tipo.
“Nós temos uma das matrizes mais limpas do mundo, mas é claro, as cidades continuam crescendo e a gente precisa manter essa corrida, que é sempre a demanda de energia contra os recursos para produzi-la”, destaca o especialista.
Últimas