Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Chuva deixa equipes do ENEM ilhadas no Acre. Veja vídeo

Exército Brasileiro teve de ser chamado para transportar malotes com provas do exame em rodovia no interior do estado

Cidades|Daniela Salerno, da Record TV

As fortes chuvas que atingem o estado do Acre e já prejudicaram mais de 13 mil pessoas na capital deixaram na tarde deste sábado (20) uma equipe do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável por aplicar o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), ilhada na BR 364, no interior do estado, entre as cidades de Sena Madureira e Manoel Urbano. As informações foram confirmadas pela assessoria de imprensa do Inep. 

Nas imagens, feitas por um dos funcionários responsáveis pela distribuição da prova, é possível ver o resgate. O funcionário mostra uma escavadeira, conduzida por um policial militar e um soldado do Exército Brasileiro, voltando através da estrada alagada. No vídeo, ele também mostra a caçamba da escavadeira vazia, onde foram transportados os malotes das provas. 

Outra imagem mostra o funcionário junto da caçamba antes do resgate, com o compartimento cheio dos malotes das provas. Estes exames serão aplicados no dia 23 e 24 de fevereiro, na fase de reaplicação das provas do Enem

Escavadeira sendo carregada com
malotes da prova do ENEM
Escavadeira sendo carregada com malotes da prova do ENEM Escavadeira sendo carregada com malotes da prova do ENEM

Tiveram acesso ao pedido de reaplicação os candidatos que tiveram diagnóstico de covid-19 ou que foram prejudicados por problemas logísticos, nas primeiras aplicações da prova, entre 17 e 24 de janeiro (prova impressa), e de 31 de janeiro e 7 de fevereiro (prova digital). 

Publicidade

A reaplicação está prevista em edital e ocorre em todas as edições do Enem. Nesta edição, entretanto, em razão da pandemia de covid-19, os índices de abstenções foram recordes. Mais da metade dos inscritos no Enem impresso e aproximadamente 70% do Enem digital faltaram às provas.

Os candidatos podem usar as notas do Enem para concorrer a vagas no ensino superior, por meio de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de ensino superior, o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas de estudo em instituições privadas, e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que facilita o acesso ao crédito para financiamento de cursos em instituições privadas. Universidades no Brasil e em Portugal também aceitam a nota do Enem no lugar do tradicional vestibular.

Escavadeira foi utilizada para transportar os malotes de prova pela estrada alagada
Escavadeira foi utilizada para transportar os malotes de prova pela estrada alagada Escavadeira foi utilizada para transportar os malotes de prova pela estrada alagada

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.