Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Cidades do sul do país registram neve e temperaturas negativas 

Turistas apreciaram fenômeno em Gramado. Houve relatos também de chuva congelada e flocos de neve em outras cidades na Serra Gaúcha

Cidades|Do R7

Moradores do sul do país puderam ver finalmente a neve cair. O fenômeno ocorre devido à alta umidade, juntamente com uma massar de ar de origem polar, que derrubou as temperaturas. Desde o início da semana, havia o alerta para a chance de neve e de chuva congelada nos pontos mais altos das serras gaúcha e catarinense.

Na noite desta desta quinta-feira (20), nevou em Gramado e em Canela, na serra do Rio Grande do Sul. Turistas tiveram a oportunidade de apreciar o fenômeno. Foram registradas temperaturas negativas. Em Quaraí, a mínima foi de -5°C. O recorde negativo foi em Santa Catarina, em Morro da Igreja, onde os termômetros marcaram -8°C. Em Urupema, a temperatura foi de -6°C.

A condição para neve e chuva congelada deve se manter pelo menos até este sábado (22), segundo o site de metereologia Tempo Agora.

Turistas aproveitaram a noite para ver a neve cair em Gramado (RS)
Turistas aproveitaram a noite para ver a neve cair em Gramado (RS)

Para ver a neve cair, dezenas de famílias se arriscaram e dormiram no carro, apesar do frio intenso. Elas não conseguiram vagas em hotéis. A Defesa Civil alerta para os riscos à saúde. 


Já nevou na quinta-feira (20), no Rio Grande do Sul, nas regiões de Nova Petrópolis e Pinheiro Machado, onde há registro da ocorrência de chuva congelada. Em São Francisco de Paula teve chuva congelada com flocos de neve e em São José dos Ausentes foi possível ver a chuva congelada.

Leia mais: A 'onda histórica de frio' que fará as temperaturas desabarem do Sul ao Norte do Brasil


Moradores também relataram chuva congelada nas regiões de Santa Maria do Herval, Bento Gonçalves, Triunfo, Salvador do Sul, Santa Vitória do Palmar e em Morro Redondo, no sul gaúcho.

A previsão era de precipitação entre 2 e 8 cm de neve na madrugada. A expectativa é de frio intenso nos três estados da região sul nos próximos dias.


Até mesmo no Paraná, as temperaturas despencaram. Há geada nos gramados e a mínima ultrapassou 2,8°C negativos. A sensação de frio, no entanto, é ainda maior: -5°C. Em Cascavel e em Foz do Iguaçu, o frio é intenso.

Apesar das baixas temperaturas, as geadas não serão tão amplas por conta da elevada umidade na região. Mesmo assim, estimam-se mínimas abaixo de -3°C no próximo fim de semana nas áreas mais elevadas dos três estados da região sul.

Veja também: Apesar de frente fria intensa em SP, meteorologistas descartam neve

A chance de nevar durante a madrugada de sábado e na noite desta sexta é bem menor, segundo a meteorologista do Tempo Agora, Doris Palma. Mas ainda não se descarta que o fenômeno ocorra duas vezes seguidas, também nos pontos altos das serras gaúcha e catarinense.

Veja o vídeo da neve caindo em Santa Catarina:

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.