Corpo de Verissimo será velado na Assembleia Legislativa do RS
Escritor morreu na madrugada deste sábado, na capital gaúcha, após complicações causadas por um caso grave de pneumonia
Cidades|Da Agência Brasil
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

A família de Luis Fernando Verissimo, que morreu neste sábado (30) aos 88 anos, informou que o velório do escritor, um dos maiores nomes da literatura nacional, será realizado no salão Júlio de Castilhos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, no centro de Porto Alegre.
Verissimo morreu na madrugada deste sábado, na capital gaúcha, após complicações causadas por um caso grave de pneumonia. Políticos e artistas lamentaram a morte do escritor, um dos mais populares da história do país. Ainda não há informações oficiais sobre o sepultamento.
Veja mais
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, decretou três dias de luto oficial no estado. “O Rio Grande do Sul e o Brasil perdem um dos grandes nomes da literatura nacional, cuja obra marcou gerações de leitores com sacadas inteligentes e um humor peculiar para falar dos nossos desafios como brasileiros”, afirmou.
“Autor de crônicas inesquecíveis e criador de personagens que se tornaram parte do imaginário brasileiro, Verissimo deixa um legado que permanecerá vivo em suas palavras, sempre atuais e cheias de sensibilidade e humor”, acrescentou o governador.
Em postagem nas redes sociais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva exaltou a relevância do romancista, que trilhou trajetória como um dos maiores cronistas do país.
“Dono de múltiplos talentos, cultivou inúmeros leitores em todo o Brasil com suas crônicas, contos, quadrinhos e romances. Criou personagens inesquecíveis, a exemplo do Analista de Bagé, As Cobras e Ed Mort. Sua descrição bem-humorada da sociedade ganhou espaço nas livrarias e na TV, com a Comédia da Vida Privada. E, como poucos, soube usar a ironia para denunciar a ditadura, o autoritarismo e defender a democracia. Eu e Janja deixamos o nosso carinho e solidariedade à viúva Lúcia Veríssimo – e a todos os seus familiares“, afirmou Lula.
“Uma lágrima e muitas salvas, Mestre Luís Fernando Veríssimo!”, escreveu o escritor Itamar Vieira Júnior, autor de Torto Arado, nas redes sociais.
O dramaturgo e escritor Walcyr Carrasco também expressou admiração por Veríssimo.
“Perdemos um dos grandes da nossa literatura. Luís Fernando Veríssimo foi o cronista da vida simples, das emoções humanas mais verdadeiras, do cotidiano que só ele sabia transformar em obra. Um gigante que fez da simplicidade a sua genialidade. Descanse em paz!!”, destacou Carrasco.
Problemas de saúde
Verissimo deixa a esposa Lúcia Helena Massa e três filhos: Pedro, Fernanda e Mariana Verissimo. Ele tinha mal de Parkinson, problemas cardíacos e sofreu um AVC (acidente vascular cerebral) em 2021. Um ano depois, recebeu um marca-passo.
Filho do escritor Erico Verissimo, Luis Fernando publicou mais de 80 títulos, entre eles As Mentiras que os Homens Contam, O Popular: Crônicas ou Coisa Parecida, A Grande Mulher Nua e Ed Mort e Outras Histórias.
Foram as crônicas e os contos que o tornaram um dos escritores contemporâneos mais populares no país. O Analista de Bagé, lançado em 1981, teve a primeira edição esgotada em uma semana.
O escritor construiu uma trajetória profissional rica, com atuação em diferentes áreas e produção em vários formatos. Trabalhou como cartunista, tradutor, roteirista, publicitário, revisor, dramaturgo e romancista. Sua obra é marcada pelo bom humor, assertividade e crítica. Além das palavras, foi um amante da música, dedicado ao saxofone.
Perguntas e respostas
Onde será velado o corpo de Luís Fernando Veríssimo?
O velório de Luis Fernando Verissimo será realizado no salão Júlio de Castilhos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, localizado no centro de Porto Alegre.
Quando e como morreu Luís Fernando Veríssimo?
Luis Fernando Verissimo faleceu na madrugada deste sábado, dia 30, aos 88 anos, devido a complicações causadas por um caso grave de pneumonia.
Qual foi a reação de políticos e artistas à morte de Veríssimo?
Políticos e artistas lamentaram a morte de Verissimo, reconhecendo-o como um dos escritores mais populares da história do Brasil. O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, decretou três dias de luto oficial e destacou a importância de sua obra. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também elogiou sua relevância na literatura brasileira e expressou condolências à família.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp









