Drone usado pela FAB no resgate de moradores do Rio Grande do Sul cai durante a operação
Força Aérea diz que Cenipa vai investigar a queda da aeronave; 36 pessoas foram localizadas pelo drone
Cidades|Beatriz Oliveira, do R7, em Brasília*
Um drone usado pela FAB (Força Aérea Brasileira) para localizar vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul caiu nesta terça-feira (7). O equipamento apresentou problemas técnicos e despencou em uma área desabitada.
leia mais
Na queda, ninguém foi atingido. Em nota, a FAB afirma que o Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) “vai investigar os fatores contribuintes da ocorrência aeronáutica”.
A aeronave de modelo RQ-900 é uma alternativa usada pela FAB para localizar pessoas em meio às enchentes no RS, monitorar bloqueios em rodovias e identificar áreas com risco de desmoronamento. O drone entrou em ação no domingo (5) e participou de três missões, com um total de 36 resgatados.
O RQ-900 tem autonomia de mais de 24 horas e consegue sobrevoar 9.000 metros de altura. Ele é propriedade da Base Aérea de Santa Maria e também é utilizado em outras operações relacionadas à segurança pública.
Segundo o boletim atualizado às 12h de hoje (8) pela Defesa Civil do RS, são 100 óbitos confirmados e quatro mortes em investigação. Além disso, há 372 feridos e 128 desaparecidos no estado.
* Sob supervisão de Augusto Fernandes