Homenagem às vítimas de Santa Maria começa com aviso sobre saídas de emergência da Catedral
Presidente solicitou cerimônia para lembrar os jovens que morreram no incêndio da boate Kiss
Cidades|Carolina Martins, do R7, em Brasília

A celebração ecumênica realizada, nesta quinta-feira (7), em homenagem às vítimas do incêndio de Santa Maria (RS), na Catedral Metropolitana de Brasília, começou de maneira inusitada. O comentarista da cerimônia, responsável por ler os ritos da celebração, fez questão de informar onde estavam localizadas as saídas de emergência da Catedral, em caso de necessidade de deixar o local de forma rápida.
— Caso seja necessário, queremos lembrar que as saídas de emergência localizam-se no vão central da Catedral e também nas suas laterais.
A cerimônia foi uma iniciativa da presidente Dilma Rousseff que quis lembrar as 238 vítimas do incêndio da boate Kiss, na madrugada do dia 27 de janeiro. Segundo a ministra da Secretaria dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, presente na celebração, a presidente está comovida com o sofrimento das famílias.
— Foi uma iniciativa da presidente Dilma, que quis demonstrar que o coração dela também pulsa com a comunidade de Santa Maria.
Veja a cobertura completa da tragédia
Maioria das vítimas era de estudantes. Veja o perfil
Logo no início da celebração, jovens carregando rosas vermelhas entraram na Catedral, simbolizando as vítimas do incêndio. A presidente sentou-se no primeiro banco da igreja, de frente para o altar, ao lado do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz.
Além da presidente, que chegou acompanhada do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, vários ministros de Estado participam da cerimônia, entre eles os da Saúde, Alexandre Padilha, da Defesa, Celso Amorim, das Comunicações, Paulo Bernardo, do Trabalho, Brizola Neto e da Educação, Aloizio Mercadante. As ministras do Planejamento, Miriam Belchior, da Secretaria de Políticas para Mulheres, Eleonara Menicucci, e o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, também estão presentes.
Representantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica também prestam suas homenagens na celebração.
Incêndio
O incêndio dentro da boate Kiss no centro de Santa Maria, cidade a 290 km da capital, Porto Alegre, aconteceu na madrugada de 27 de janeiro, durante a apresentação da banda Gurizada Fandangueira. Segundo testemunhas, durante o show foi utilizado um sinalizador — uma espécie de fogo de artifício chamado "sputnik" — que ao ser lançado atingiu a espuma do isolamento acústico, no teto da boate. O fogo se espalhou em poucos minutos.
Ao entrar na boate Kiss, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, para socorrer as vítimas do incêndio ocorrido na madrugada de domingo (27), os bombeiros se depararam com uma barreira de corpos.
Espuma que pegou fogo na boate Kiss pode ter sido reaproveitada de outro estabelecimento
O comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul, coronel Guido Pedroso de Melo, descreveu a situação.
— Os soldados tiveram que abrir caminho no meio dos corpos para tentar chegar às pessoas que ainda estavam agonizando.
Assista ao vídeo:
{
"data": {
"id": "5114f0cdd8ea62ef5d000436",
"namespace": "videos",
"content": "%3Ciframe%20width%3D%22445%22%20height%3D%22270%22%20frameborder%3D%220%22%20marginheight%3D%220%22%20marginwidth%3D%220%22%20scrolling%3D%22no%22%20src%3D%22http%3A%2F%2Fvideos.r7.com%2Fr7%2Fservice%2Fvideo%2Fplayervideo.html%3FidMedia%3D5114dfbcb61cbbd7051d760a%22%3E%3C%2Fiframe%3E"
},
"embedded": {
"_id": "5114f0cdd8ea62ef5d000436",
"content": "%3Ciframe%20width%3D%22445%22%20height%3D%22270%22%20frameborder%3D%220%22%20marginheight%3D%220%22%20marginwidth%3D%220%22%20scrolling%3D%22no%22%20src%3D%22http%3A%2F%2Fvideos.r7.com%2Fr7%2Fservice%2Fvideo%2Fplayervideo.html%3FidMedia%3D5114dfbcb61cbbd7051d760a%22%3E%3C%2Fiframe%3E",
"dimensions": null,
"embeddable_id": null,
"name": null,
"disable_adv": false,
"section_name": "noticias",
"videos": []
}
}









