Logo R7.com
RecordPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Mãe e filha morrem em acidente de balão em Santa Catarina

Havia 21 pessoas no balão, sendo que 13 sobreviveram e oito morreram

Cidades|Do Estadão Conteúdo

  • Google News
Acidente com balão em SC matou oito pessoas
Acidente com balão em SC matou oito pessoas CBM-SC/Divulgação - 21.6.2025

As catarinenses Leane Elizabeth Herrmann e sua filha Leíse Herrmann Parizotto morreram na queda do balão em Praia Grande, em Santa Catarina, neste sábado (21). Leciane Herrmann Parizotto, também filha de Leane, sobreviveu ao acidente.

Natural de Ipira, Leane tinha 70 anos. Era formada em administração e em pedagogia e morava em Joaçaba. Leíse era médica e servidora pública na prefeitura de Blumenau (SC). A prefeitura da cidade publicou uma nota lamentando a morte de Leíse.


leia mais

Também morreu no acidente o diretor técnico da Federação Catarinense de Patinação Artística, Leandro Luzzi.

“Leandro foi um profissional dedicado, apaixonado pela que fazia e um verdadeiro exemplo para atletas, colegas e toda a comunidade da patinação. Sua ausência deixará uma lacuna irreparável em nossos corações e em nossa modalidade”, diz nota divulgada pela federação.


Entre as vítimas, estão o casal Everaldo da Rocha e Janaina Moreira Soares, moradores de Joinville. A paróquia São João Batista também publicou uma nota de pesar em que afirma que eles eram membros da comunidade.

O médico oftalmologista Andre Gabriel de Melo, que vivia em Fraiburgo (SC) também morreu na queda do balão.


Entre as vítimas, três delas não conseguiram pular do balão e morreram abraçadas, revelou o delegado-chefe da Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel. Esses três passageiros foram encontrados carbonizados e abraçados dentro do balão.

“Três pessoas não pularam [do balão] e acabaram morrendo abraçadas, é uma cena muito triste”, disse o delegado.


Origem do fogo

A origem do incêndio que causou a queda do balão se deu no maçarico que fica dentro do cesto, segundo informações do piloto repassadas à Polícia Civil.

O piloto contou que não sabe se o maçarico estava ligado ou se as chamas começaram de forma espontânea. Ele pediu para que passageiros pulassem para se salvar do incêndio. Havia 21 pessoas no balão, sendo que 13 sobreviveram e oito morreram.

“Tem um equipamento que serve para iniciar a chama no balão, caso apague a chama principal, e o maçarico que estava dentro do cesto acabou [pegando fogo]. O piloto não soube precisar se ficou aceso, se teve uma chama espontânea”, explicou o delegado da Polícia Civil responsável pelo caso, Tiago Lemos.

O balão se incendiou enquanto voava e caiu em uma área próxima a um posto de saúde.

Após o cesto pegar fogo, o piloto pediu para que os passageiros pulassem do balão quando ele estava próximo ao chão.

“Segundo relatos do piloto, que é um dos sobreviventes, acabou iniciando uma chama no interior do cesto então ele começou a baixar o balão”, afirmou o policial.

“Quando o balão estava bem próximo ao solo, ele ordenou que as pessoas pulassem do cesto. Então, elas começaram a pular. Algumas não conseguiram pular, o fogo começou a aumentar, e pela [diminuição do] peso o balão acabou subindo com as pessoas que não pularam e elas acabaram caindo depois nos fundos da Cachoeira de Bom Jesus, na Praia Grande”, disse Lemos.

Vídeos da queda divulgados nas redes sociais mostram que, na queda, o balão já estava em chamas e o cesto se solta antes de chegar ao chão. Também é possível ver passageiros caindo (que provavelmente se jogaram a pedido do piloto).

A Polícia Civil recebeu a informação de que uma mulher teria embarcado de última hora, mas os bombeiros não encontraram a suposta vítima, que seria a 22ª pessoa no balão.

Tradicional destino de balonismo, Praia Grande fica perto de uma região de cânions no extremo sul de Santa Catarina, a cerca de 270 quilômetros de Florianópolis. É chamada de Capadócia Brasileira, em alusão à região da Turquia onde a prática de balões atrai turistas de todo o mundo.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.