Logo R7.com
RecordPlus

Argentina tem primeira reunião com fundos após suposto calote

País vizinho deveria ter quitado dívidas com credores até a última quarta-feira (30)

Economia|Do R7

  • Google News
Argentina é o terceiro maior destino da exportações brasileiras
Argentina é o terceiro maior destino da exportações brasileiras

Começou nesta sexta-feira (1º) a primeira reunião entre a Argentina e os “credores abutres” após o país ter entrado em calote técnico.

Segundo o jornal argentino Clarín, o governo vizinho não tem a expectativa de que a situação possa ser revertida.


A Argentina vem negociando o pagamento de sua dívida com fundos credores, os chamados abutres, que exigem o pagamento de todo o dinheiro devido e não de apenas uma parte. O país tentou sem sucesso suspender o pagamento total na Justiça americana.

Argentina nega calote


O ministro da Economia da Argentina, Axel Kicillof, negou nesta quinta-feira (31) que seu país tenha entrado em moratória, assegurou que há reservas para pagar e ressaltou que o governo fará todo o possível "para que os credores reestruturados (os que aceitaram a renegociação da dívida) recebam seu dinheiro".

Argentina argumenta que, ao ter depositado R$ 1,2 bilhão (US$ 539 milhões) em 30 de junho como pagamento de juros na conta do Bank of New York Mellon, o curador, tinha cumprido o seu dever de pagar suas dívidas. O juiz americano Thomas Griesa ordenou que o banco não transferisse os recursos aos detentores de bônus que aceitaram a troca de bônus da dívida em 2005 e 2010.


Entenda: Situação da Argentina é semelhante à de pessoa que não consegue negociar dívida no cartão de crédito

Brasil


Economistas se dividem na hora de analisar o quanto a crise no país vizinho pode afetar a economia brasileira.

A Argentina é o terceiro maior destino das exportações brasileiras e já vinha importando menos do Brasil por causa da crise cambial que resultou na desvalorização do peso, a moeda do país. As exportações do Brasil para a Argentina acumularam queda de 20,4% nos primeiros seis primeiros meses de 2014.

Quer fazer compras online? Use o R7 Ofertas

Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.