Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Brasil tem responsabilidade fiscal e compromisso absoluto com controle da inflação, diz Alckmin

Presidente da República em exercício discursou durante evento com lideranças e investidores globais no Rio de Janeiro

Economia|Do Estadão Conteúdo


Alckmin falou durante evento com lideranças e investidores globais Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Recém-chegado de uma viagem à Arábia Saudita, o presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, afirmou nesta quinta-feira (13) que a parceria entre os dois países irá gerar investimento e renda para o país, e destacou o ambiente atrativo para investimentos, ressaltando a responsabilidade fiscal e o compromisso absoluto com controle da inflação pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Leia mais

“Quero destacar o compromisso do governo do presidente Lula com o arcabouço fiscal. O Brasil é um país com absoluta responsabilidade fiscal e compromisso com a questão fiscal, e de outro lado com o controle absoluto da inflação”, disse Alckmin ao participar do evento do Future Investment Initiative Institute, organização sem fins lucrativos apoiada pelo FIP (fundo soberano da Arábia Saudita) e 30 empresas globais.

O evento, que abrange lideranças e investidores globais, é realizado no hotel Copacabana Palace, na zona sul do Rio.

Alckmin, que assume interinamente a Presidência enquanto Lula está em viagem à Suíça, disse que o Brasil foi no ano passado o segundo maior receptor de investimentos no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. “E tenho certeza que, com a Arábia Saudita, nós vamos poder crescer ainda mais, num importante intercâmbio cultural, social, turístico, fortalecendo identidades, fortalecendo esses laços de parceria, e na economia com investimentos recíprocos”, disse.

Publicidade

Queda da inflação e desemprego

O presidente em exercício também afirmou que o Brasil vive um “momento importante”, de queda de inflação, queda de desemprego e do risco-país.

“O Brasil representa praticamente metade do Produto Interno Bruto da América do Sul. É o grande líder da região, assim como a Arábia Saudita, grande líder e maior parceiro comercial do Brasil no Oriente Médio”, disse Alckmin, destacando que o Brasil também aprovou uma reforma tributária, que desonera completamente investimentos e exportação.

Publicidade

“Estudos mostram que, em 15 anos, a reforma tributária pode promover um acréscimo de 12% ao PIB, um acréscimo nos investimentos, de 14%, e um acréscimo nas exportações de 17%. É uma reforma estruturante, extremamente importante”, afirmou.

Recém-chegado de viagem à Arábia Saudita, o presidente em exercício, e também ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, informou que assinou na viagem acordos na área da defesa.

“A Arábia Saudita é um grande parceiro comercial do Brasil, chegamos a quase US$ 7 bilhões de comércio entre os países. Assinamos lá com o príncipe, ministro da Defesa, um acordo de cooperação na área, e também tivemos várias rodadas de comércio. Foram nove fundos de investimento no Brasil, que tiveram acordo com os fundos de investimento na Arábia Saudita”, disse Alckmin.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.