CNU 2025 tem edital retificado pela 3ª vez com mudanças em vagas e requisitos; confira
Alterações incluem redistribuição de vagas, locais de exercício, além de atualizações em quadros de títulos
Economia|Do R7, em Brasília

O edital da segunda edição do CNU (Concurso Público Nacional Unificado) passou pela terceira retificação, nesta quinta-feira (17).
A mudança foi publicada no Diário Oficial da União e traz alterações nos requisitos de formação, locais de exercício, atualizações em quadros de títulos e redistribuição de vagas. Confira as mudanças efetuadas.
Veja as principais alterações
🎓 Requisitos de formação
Diversos cargos tiveram os requisitos de formação ajustados, com inclusão, detalhamento ou exclusão de cursos e áreas aceitas para graduação e pós-graduação.
Como exemplo, o cargo de tecnologista em pesquisa e investigação biomédica passou a ter mais possibilidades de especializações que podem ser usadas como prova de títulos.
Leia mais
📋 Quadros de títulos e pesos dos eixos
De acordo com o novo edital, alguns quadros foram incluídos, modificados ou excluídos. As alterações impactam diretamente a avaliação de títulos acadêmicos, como especialização, mestrado e doutorado.
- Os cargos de pesquisador e tecnologista do Comando da Aeronáutica passam a ter fase de títulos. Serão aceitos especialização e doutorado.
- A área de engenharia no Comando da Marinha passa a ter as especialidades de engenharia eletrônica e de telecomunicações, além de engenharia elétrica e de telecomunicações.
- O cargo de técnico em regulação de Aviação Civil passa a aceitar como prova de títulos o certificado de TOEFL/34, IELTS/4 e cambridge/PET.
🧭 Mudanças nos locais de exercício
Houve também alterações nos locais de exercício para o cargo de analista do seguro social, na especialidade de serviço social.
A partir de agora, os estados de Minas Gerais e Espírito Santo passam a compor a Superintendência Regional Sudeste II, enquanto o estado do Rio de Janeiro corresponde à Superintendência Regional Sudeste III.
🍌 Alimentos no dia da prova
Foi incluído o subitem que aborda sobre as condições para a alimentação dos candidatos durante a realização das provas do CNU 2025.
De acordo com a retificação, só serão permitidos alimentos e bebidas em recipientes transparentes, sem rótulo e de consumo próprio.
Últimos dias de inscrição
O período de inscrição para o CNU 2025 vai até às 23h59 deste domingo (20). O Ministério de Gestão e Inovação informou que, até lá, a pessoa candidata pode alterar a sua inscrição quantas vezes precisar, mesmo que já tenha efetuado o pagamento da taxa.
As opções que podem ser modificadas são o bloco temático, os cargos e especialidades escolhidos, a ordem de preferência entre os cargos, o sistema de concorrência (ampla concorrência ou cotas), a cidade de realização das provas e a opção de atendimento especializado, se necessário.
Conforme detalhado no edital, não é necessário pagar novamente a taxa de inscrição. O valor é automaticamente vinculado à última inscrição enviada e confirmada dentro do prazo, ou seja, até dia 20/7.
Para os candidatos que ainda não realizaram o pagamento, a taxa poderá ser quitada até o dia 21 de julho. No entanto, eventuais alterações na inscrição só poderão ser feitas até o encerramento do período de inscrições.
Fique por dentro das principais de educação no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
