Confiança da indústria sobe pela primeira vez em 2014
Alta do ICI foi puxada pelo avanço do índice de expectativas futuras para o setor
Economia|Do R7
A confiança da indústria avançou 1,8% entre os meses de setembro e outubro de 2014, ao passar de 81,1 para 82,6 pontos. O resultado, divulgado nesta quarta-feira (29), pela FGV (Fundação Getulio Vargas), representa a primeira alta do índice no ano, após nove quedas seguidas.
O avanço do ICI (Índice de Confiança da Indústria) foi inteiramente determinada pela melhora das expectativas. O índice referente à visão sobre o futuro do setor subiu 4,9%, para 85,9 pontos, o maior desde maio passado. Já o ISA (Índice da Situação Atual) continuou em queda, ao recuar 1,2%, para 79,3 pontos, o menor nível desde março de 2009 (78,5).
De acordo com o Superintendente Adjunto para Ciclos Econômicos da FGV/IBRE, Aloisio Campelo Jr., o setor industrial inicia o quarto trimestre de 2014 em ritmo lento e com perspectivas pouco animadoras para os meses seguintes.
— A diminuição do pessimismo no horizonte de seis meses deve ser tomada com alguma cautela, considerando-se a intensidade da piora deste indicador no terceiro trimestre.
Leia mais sobre Economia e ajuste suas contas
Produzir no Brasil é 23% mais caro que nos Estados Unidos. Confira no vídeo abaixo:
O indicador de nível de estoques exerceu a maior influência na evolução desfavorável do ISA em outubro. Com queda de 2,1% sobre o mês anterior, para 85,5 pontos, o indicador atingiu o menor nível desde março de 2009 (84,5).
O ICI de outubro mostra também que houve aumento da proporção de empresas que se consideram com estoques excessivos, de 14,1% para 14,6%, e diminuição da parcela de empresas com estoques insuficientes, de 1,4% para 0,1%.
O NUCI (Nível de Utilização da Capacidade Instalada), por sua vez, diminuiu 1 ponto percentual entre os meses, de 83,0% para 82,0%, atingindo o menor patamar desde agosto de 2009 (81,2%). ]
Seja bombardead@ de boas notícias. R7 Torpedos
Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia