Logo R7.com
RecordPlus

‘Enem dos Concursos’: como consultar local de prova do Concurso Nacional Unificado

Concurso acontece neste domingo (18); candidato deve acessar site da banca organizadora para saber onde vai fazer a prova

Economia|Do Estadão Conteúdo

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window
Provas do Enem dos Concursos serão aplicadas neste domingo (18)
Provas do Enem dos Concursos serão aplicadas neste domingo (18) Joel Rodrigues/Agência Brasília

O candidato inscrito no Concurso Nacional Unificado, conhecido como “Enem dos Concursos”, pode consultar o local da prova ainda neste domingo (18), data de realização do exame. Porém, o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos recomenda que isso não seja deixado para a última hora.

leia mais

Para saber onde vai realizar o exame, o candidato deve fazer a consulta do cartão de confirmação por meio do site da organizadora do concurso, a Fundação Cesgranrio. Trata-se do mesmo site em que a pessoa fez a sua inscrição. O endereço é o https://cpnu.cesgranrio.org.br/login Para acessar, é preciso fazer login com os dados da conta gov.br. Embora não seja obrigatório, o Ministério da Gestão recomenda levar o cartão no dia da prova.


Segundo a pasta do governo federal, o cartão de confirmação possui tudo o que o candidato precisará saber para acessar o local da prova. É por meio dessa pesquisa que ele ficará sabendo o número da sua inscrição, data, hora e local de prova. O principal motivo para fazer a consulta, segundo o Manual do Candidato, é para que as pessoas não errem o local das provas nem o horário.

Dicas para horas antes da prova

O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos reforça a importância de consultar o endereço com antecedência. Lembrando que, na maior parte do Brasil, os portões abrem às 7h30 e fecham às 8h30. Já pensando naqueles que deixam tudo para a última hora — até o fim da manhã deste sábado (17), 52% das pessoas inscritas no certame conferiram seus locais de prova. —, o Manual do Candidato traz algumas dicas que podem ser aplicadas momentos antes da prova. Veja oito dicas:


1 - Escolha uma roupa e sapatos confortáveis, já que você ficará sentado por um longo período. Vale consultar a previsão, já que uma onda de calor está agindo sobre a maior parte do país;

2 - Separe os documentos que irá levar, lembrando que cópias, mesmo autenticadas, não são permitidas;


3 - Você pode mostrar o seu documento digital, como CNH, por exemplo, porém, ele deve ser acessado no momento da identificação. É importante que o aplicativo já tenha sido baixado no seu celular. E que seu smartphone esteja carregado. Não serão aceitas fotografias do documento, mesmo que sejam prints;

4 - Além de verificar o endereço, consulte o tempo de deslocamento e meios de transporte para chegar ao local;


5 - Fique atento: aos domingos, em algumas cidades, o transporte público pode ter um número menor de veículos operando e horários diferenciados. Em São Paulo, por exemplo, a frota circulante aos domingos é 40% da operacional em relação a outros dias da semana;

6 - Separe a caneta preta que irá usar. Ela deve, obrigatoriamente, ser de material transparente. É proibida a comunicação entre os candidatos, logo, se a sua caneta falhar, você não poderá pedir a ninguém. Por precaução, leve mais de uma caneta e teste todas elas antes;

7 - Pesquise onde você poderá almoçar;

8 - É proibido usar na sala de prova: boné, chapéu, gorro, óculos escuro, fone de ouvido, celulares e relógios. Os celulares e relógios devem ser desligados e guardados em envelopes porta-objetos, que serão fornecidos pelos fiscais de sala.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.