Extração de minério de ferro guia maiores PIBs per capita do Brasil
Com produção de R$ 920.833,97 por habitante, Catas Altas (MG) é o município que representa o maior PIB per capita de 2021, diz IBGE
Economia|Do R7
As dez cidades com os maiores PIBs per capita, total de riqueza por habitante, respondiam, em 2021, por 2,8% de toda a produção de bens e serviços e por 0,2% da população brasileira, de acordo com informações reveladas nesta sexta-feira (15) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Com a extração de minério de ferro como a principal atividade, o município de Catas Altas (MG), com R$ 920.833,97, tem o maior PIB per capita de 2021.
A produção da matéria-prima também é determinante para os maiores PIBs per capita do Brasil: Canaã dos Carajás (PA), na segunda posição, e os municípios de São Gonçalo do Rio Abaixo, Itatiaiuçu e Conceição do Mato Dentro (MG), que ocupam a terceira, quarta e sexta posições do ranking, respectivamente.
• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo Telegram
• Assine a newsletter R7 em Ponto
A cidade de Paulínia (SP), na nona posição, teve a indústria de refino de petróleo como principal atividade. Presidente Kennedy (ES), Maricá (RJ) e Saquarema (RJ), que ocupavam a quinta, sétima e oitava posições, destacaram-se devido à extração de petróleo e gás.
Já a cidade de Campos de Júlio (MT) ocupava a décima a posição em termos de PIB per capita, desempenho impulsionado pela atividade agropecuária, principalmente o cultivo de soja em grão e algodão herbáceo.