Ferramenta de proteção contra fraudes tem mais de 145 mil usuários ativos em dois dias
‘BC Protege Mais’ já bloqueou 1.630 tentativas de abertura de contas fraudulentas desde o início do funcionamento nesta segunda (1)
Economia|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
O novo serviço de segurança do Banco Central, o BC Protege Mais, bloqueou 1.630 tentativas de abertura de contas fraudulentas em apenas dois dias de funcionamento. Lançado na segunda-feira (1), a procura pelo programa foi grande, com 145.500 pessoas ativando a proteção desde a tarde desta terça-feira (2). Até o momento, as instituições financeiras realizaram cerca de 1,9 milhão de consultas ao sistema para verificar pedidos de aberturas de contas ou inclusão de titulares.
O especialista em crimes digitais, Flávio D’Urso, ressalta que a ferramenta criada é um importante feito do BC para a população no combate a fraudes e criação de contas indesejadas. Ele evidencia a necessidade do programa com os números divulgados pelo ente financeiro, que expõem a gravidade do número de golpes e fraudes no Brasil e como a população está mais atenta e preocupada com seus dados no mundo digital.

“Imagine o que estava acontecendo nesse mercado antes dessa ferramenta? Isso demonstra também a gravidade da situação. Então é muito válida essa iniciativa do Banco Central de criar essa ferramenta. O BC protege mais e agora depende de cada um de nós entrar ali no site do Banco Central e fazer o cadastro para que não haja a possibilidade de abertura de novas contas em nossos nomes”, comentar D’Urso em entrevista ao Conexão Record News desta quarta-feira (3).
No entanto, por se tratar de uma ferramenta digital, populações com pouco letramento desse tipo de tecnologia podem encontrar dificuldades, como os fatores de autentificação do aplicativo GOV.BR. Nesses casos, o especialista destaca que, apesar de parecer difícil muitas vezes, é fundamental que esse público utilize esse recurso e, em caso de dúvidas, que recorram a pessoas de confiança para auxiliar no uso.
“A gente não tem que fugir muito dessa questão de criar ferramentas, barreiras, que possivelmente tenham uma maior segurança. Então o ideal é que você busque auxílio de uma pessoa de confiança, por óbvio, para que essa pessoa possa lhe auxiliar e você consiga superar eventuais dificuldades, inclusive tecnologias que possa ter no acesso ou então no cadastro de uma conta GOV.BR”, conclui.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp
