Greve nas montadoras de carros nos EUA expande para mais fábricas
Por outro lado, o UAW disse que avançou nas negociações com uma das empresas
Economia|Do R7

O sindicato de trabalhadores do setor automotivo americano UAW (United Auto Workers) ampliará suas greves contra as montadoras General Motors e Stellantis, controladora da Chrysler, mas fez progressos reais nas negociações com a Ford Motor, informou a entidade nesta sexta-feira (22).
O sindicato expandirá a paralisação contra os centros de distribuição de peças da GM e da Stellantis em todos os Estados Unidos, ampliando suas greves simultâneas e sem precedentes que começaram em uma fábrica de montagem de cada uma das três montadoras de Detroit.
O presidente do UAW, Shawn Fain, disse que, ao visar os centros de distribuição, o movimento transforma a greve em um evento nacional.
·Compartilhe esta notícia no WhatsApp
·Compartilhe esta notícia no Telegram
"Estaremos em todos os lugares, da Califórnia a Massachusetts, do Oregon à Flórida", disse Fain. "A Stellantis e a GM, em particular, precisarão de muita pressão."
Fain disse que o sindicato ainda tem trabalho a fazer na Ford, mas que reconhecia "que a Ford está mostrando que está levando a sério a possibilidade de chegar a um acordo".
O sindicato também convidará o presidente americano, Joe Biden, para ir aos movimento. Biden tem se manifestado em apoio às demandas do sindicato por melhores salários e benefícios.
As ações da Ford subiam 3,7%, enquanto as ações da GM subiam 0,8%, com a última reduzindo os ganhos anteriores após a notícia. A GM não fez comentários de imediato. A Stellantis disse que a empresa continua a se reunir com o sindicato.
A Ford disse que continua a negociar, acrescentando que "temos mais trabalho pela frente antes de chegarmos a um acordo"
A greve mais ampla não incluirá, no momento, as fábricas que produzem picapes altamente lucrativas, como a Chevy Silverado, da GM, e a Ram, da Stellantis.
Cerca de 12.700 trabalhadores abandonaram as fábricas no Missouri, em Michigan e Ohio em 15 de setembro. Essas fábricas produzem o Ford Bronco, o Jeep Wrangler e o Chevrolet Colorado, além de outros modelos populares.
A porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, foi questionada na quinta-feira (21) se Biden planeja visitar os grevistas. Ela se recusou a responder, mas disse que "o fato de todas as partes continuarem na mesa de negociações é positivo. É importante que cheguemos a um acordo em que todos saiam ganhando"
A Casa Branca não fez comentários imediatos nesta sexta-feira (22).
Fain disse que as montadoras de Detroit não compartilharam seus enormes lucros com os trabalhadores, ao mesmo tempo em que enriqueceram executivos e investidores.
O presidente da GM, Mark Reuss, rejeitou essas alegações nesta semana, dizendo que a oferta atual ao sindicato será generosa e que os lucros da empresa foram reinvestidos na transição para veículos elétricos.
As montadoras propuseram aumentos de 20% em um período de quatro anos e meio, enquanto o UAW está buscando 40% de reajuste.
O sindicato também quer acabar com uma estrutura salarial escalonada, que, segundo ele, criou uma grande lacuna entre os funcionários mais novos e os mais velhos.
A GM, a Ford e a Stellantis disseram que estão fazendo planos de contingência para novas paralisações de trabalho nos Estados Unidos.
De volta para o futuro? Inteligência Artificial projeta carros do amanhã
Como será o amanhã? Para saber como vão ser os carros no futuro, a reportagem do R7 pediu para uma IA (inteligência artificial) projetar alguns modelos, com base em informações de bancos de dados disponíveis na internet, considerando as tecnologias des...
Como será o amanhã? Para saber como vão ser os carros no futuro, a reportagem do R7 pediu para uma IA (inteligência artificial) projetar alguns modelos, com base em informações de bancos de dados disponíveis na internet, considerando as tecnologias desenvolvidas pelo homem até agora e sua possível evolução. Foi utilizada a DALL-E, produzida pela mesma empresa do ChatGPT, a OpenAI. Essa ferramenta, entretanto, em vez de textos, é especializada na criação de imagens. Veja os resultados nas próximas fotos




























