Meirelles diz que economia volta a crescer já no 1º trimestre
Governo aposta que o volume de bens e serviços produzidos no País aumentará 1% em 2017
Economia|Do R7

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse durante palestra no evento Caixa 2017 organizado pelo banco federal em Brasília que a economia brasileira "já cresce neste trimestre" e a atividade vai ganhar tração nos próximos meses.
— A boa notícia é que o País já cresce neste trimestre. O Brasil cresce em 2017, vai crescer mais em 2018 e já estamos tomando medidas para que o País possa crescer mais e mais.
Durante a palestra dada a executivos do banco federal, o ministro citou que o mercado financeiro prevê que o Brasil crescerá em torno de 0,5% em 2017, enquanto a previsão do governo segue em 1%. "É um número um pouco baixo, mas isso engana", disse, ao argumentar que a estimativa para o ano acaba amenizando a velocidade crescente da atividade esperada pelo governo.
Meirelles diz que debate da reforma da Previdência será 'muito intenso'
Para reafirmar essa avaliação, o ministro da Fazenda repetiu a previsão de que a economia crescerá a um ritmo "de cerca de 2%" no último trimestre de 2017 na comparação com 2016. "Vamos ter expansão do consumo. Em um segundo momento, será no investimento", disse, ao comentar que a redução da alavancagem das empresas abrirá espaço para que haja retomada do investimento em breve. A apresentação de Meirelles foi fechada à imprensa, mas o áudio da palestra foi divulgado pela assessoria de imprensa da Fazenda.
Revisão
Meirelles disse que o governo só irá rever sua previsão para o crescimento do PIB em 2017, atualmente em 1%, em março, quando, legalmente, tem que divulgar o relatório bimestral de receitas e despesas.
O ministro disse que o governo quer esperar a divulgação de indicadores antecedentes, como venda de papelão e consumo de energia, antes de fazer nova previsão para a atividade neste ano.
— Concluímos que não há necessidade de fazer revisão do PIB neste momento. Está havendo uma série de mudanças importantes, uma inflexão positiva da economia brasileira.
Meirelles voltou a destacar que para a Fazenda o mais importante é a comparação do crescimento do fim de 2017 com o fim de 2016, que será da ordem de 2%. Para o ministro, os analistas de mercado, que preveem crescimento de 0,5% neste ano, devem rever para cima suas projeções.
— O País sim já está em trajetória de crescimento.
Também em relação às receita o governo só fará novas avaliações em março, disse Meirelles. Ele ponderou que há uma série de questões a serem consideradas, como um novo programa de repatriação de receitas, que está em votação no Congresso, e o desempenho do programa de regularização tributária, além do próprio crescimento econômico.















