Motoristas do Uber devem ter atenção redobrada ao declarar o Imposto de Renda
Especialista recomenda que profissionais busquem pelo auxílio da Receita Federal
Economia|Do R7
Sem uma determinação definida pela Receita Federal sobre como proceder, os motoristas dos aplicativos de transporte, como o Uber e Cabify, devem redobrar a atenção na hora de preencher a declaração de Imposto de Renda.
De acordo com o coordenador de impostos da IOB da Sage Brasil, Valdir Amorim, o problema ocorre porque os aplicativos de transporte funcionam como “intermediários” que controlam as corridas.
Por isso, ele avalia que “muitos motoristas do Uber cairão em malha fina” e recomenda que eles busquem uma orientação direta com o Fisco.
— O interessante seria a própria Receita se manifestar sobre como esses motoristas têm que proceder. [...] A gente recomenda que eles digam qual é o procedimento correto porque ainda está omisso.
Receita recebeu mais de 20,8 milhões de declarações do Imposto de Renda
A percepção de Amorim ocorre porque, nos casos das corridas pagas em dinheiro, o motorista precisaria ter as informações de todos os clientes presentes na declaração.
— Para ele poder declarar como carnê-leão, tem que ter o nome de todos os passageiros. Nesse caso, o Uber tem que passar os dados de todas as corridas para ele poder declarar.
Segundo o especialista, o “problema” é ainda maior para os casos dos pagamentos em cartão de crédito. Amorim afirma que nessas situações o passageiro paga para o aplicativo e a empresa repassa os valores para o motorista. Logo, ele destaca que esses valores devem ser listados pelos motoristas como rendimentos recebidos de pessoa jurídica.
Amorim compara ainda a situação dos motoristas dos aplicativos de transporte aos taxistas, que são tributados em 60% em todas as corridas realizadas e devem possuir um carnê leão com a relação dos seus passageiros para os casos do transporte de pessoas físicas.
— O valor que ele receber mês a mês tem que ser somado e, se der mais de R$ 1.913,98, ele vai pagar imposto com base na tabela progressiva. [...] Eles fazem o mesmo trabalho, só que os motoristas do Uber têm um intermediário.