Logo R7.com
RecordPlus

‘O peso do etanol é muito grande’, diz economista sobre negociações com os EUA

Márcio Elias Rosa afirmou que o país tem avançado nos diálogos para reduzir os impactos das taxas adicionais

Economia|Do R7, com RECORD NEWS

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • O Brasil enfrenta dificuldades para exportar etanol e açúcar devido a taxas adicionais nos EUA.
  • Márcio Elias Rosa, ministro de Desenvolvimento, afirma que o Brasil está avançando nas negociações com os EUA para reduzir esses impactos.
  • O etanol norte-americano permanece fora dos acordos comerciais para proteger a produção nacional.
  • Uma nova reunião técnica entre Brasil e EUA está prevista para esta semana para continuar as discussões.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Márcio Elias Rosa, declarou na terça-feira (7) que o Brasil tem avançado nas negociações com os Estados Unidos para reduzir os impactos das taxas adicionais que podem ser aplicadas às exportações brasileiras.

Segundo as informações, após uma rodada de negociações com o escritório representante de comércio dos Estados Unidos, Rosa avaliou que a entrada do etanol norte-americano deve permanecer fora dos acordos comerciais para não impactar a cadeia de produção nacional.


Veja Também

Com o andamento dos diálogos, a expectativa é de uma nova reunião técnica entre os representantes dos países ainda esta semana.

Durante o Conexão Record News, o economista Fernando Agra explicou que a taxa visada passou a encarecer todo o produto brasileiro exportado para os Estados Unidos, comércio que, segundo ele, é muito importante para a composição do PIB e a geração de empregos e renda.


“O fato de ter deixado a questão do etanol de fora é porque ele [ministro do Desenvolvimento brasileiro] quer uma negociação mais específica, porque o peso do etanol é muito grande e, independente dessa sobretaxa, a gente sempre teve dificuldade para mandar tanto o etanol quanto o açúcar para o mercado externo, sobretudo Estados Unidos e Europa, que gostam muito de proteger os produtores nacionais do nosso agro”, enfatizou.

Search Box

Análises, entrevistas e as notícias do Brasil e do mundo estão na RECORD NEWS. Acesse o site aqui e confira os principais conteúdos em texto e vídeo!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.