Passagens da KLM ‘quase de graça’ bombam na web, mas empresa promete cancelar bilhetes
Cancelamento de passagens ainda não foi confirmado oficialmente pela companhia aérea
Economia|Alexandre Garcia e Diego Junqueira, do R7

A empresa aérea holandesa KLM está cancelando as passagens entre Brasil e Europa vendidas a preços baixos na segunda-feira (1º). A informação não foi confirmada pela companhia, mas está sendo divulgada em sua página oficial no Facebook. De acordo com a aérea, houve um “erro” na oferta dos bilhetes.
A KLM confirmou ao R7, via assessoria de imprensa, que as passagens foram ofertadas a um preço mais barato ontem, mas não explicou se se tratava de um erro ou de uma ação promocional, nem se a oferta ocorrera em seu site ou apenas por agências de viagens. A empresa prometeu emitir um comunicado oficial nas próximas horas.
Pela rede social, no entanto, a KLM explica que o cancelamento das passagens está sendo comunicado diretamente aos consumidores por e-mail.
A suposta promoção aconteceu ontem e foi divulgada por blogs e agências. No trecho entre Rio de Janeiro e Madri (Espanha), por exemplo, os bilhetes de ida e volta custavam R$ 332,81.
Um advogado que preferiu não se identificar contou ao R7 que recebeu o anúncio sobre a oferta pelo site Melhores Destinos. Ele então pesquisou os valores em outras plataformas e efetuou a compra de dois pacotes, com passagens de ida e volta para Veneza, por R$ 332 cada. Apesar de o valor ainda não ter sido debitado do cartão de crédito, ele acredita que a compra foi efetivada.
— Eu realizei a compra e recebi a confirmação de que a compra havia sido efetivada. Eu recebi o tíquete do voo e, no site da KLM, a confirmação estava lá.
Com dúvidas sobre o possível cancelamento, dezenas de clientes questionaram a empresa no Facebook. Alguns informam que os valores já foram descontados do cartão e que já receberam os bilhetes eletrônicos, enquanto outros afirmam terem apenas reservado os bilhetes aéreos.
A companhia, que está respondendo à boa parte dos consumidores, informa que “algumas tarifas estavam disponíveis por erro e já não podem ser reservadas mais”.
A empresa informa ainda na rede social que “todas as reservas estão sendo sequencialmente canceladas e informadas aos devidos passageiros. Os passageiros que já receberem os e-tickets através de agências de viagens já estão recebendo os e-mails sobre o cancelamento”.
Uma agente de viagens, que preferiu não ser identificada, confirmou ao R7 a compra de quatro bilhetes promocionais. Após entrar em contato com a KLM hoje, ela disse que os membros da companhia estão reunidos nesta tarde para decidir o que será feito com as passagens.
— Eu liguei para eles e, quem não emitiu o bilhete, já teve a passagem cancelada. Nas próximas horas eles devem divulgar se vão cancelar ou manter tudo.
A agente explica que as tarifas são alimentadas manualmente de acordo com as classes.
— Provavelmente uma pessoa foi alimentar o sistema e errou.
Até o momento, a KLM não informou quantos consumidores foram afetados.
Conheça seus direitos
Segundo o presidente da comissão de defesa do consumidor da OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil), Marco Antonio Araújo Júnior, o que deve ser avaliado neste caso é se o preço divulgado se tratava de uma promoção ou se foi um equívoco.
— Quando o valor é absurdamente abaixo do real e se trata de um erro grosseiro, a empresa não é obrigada a cumprir com seus compromissos. No caso de oferta, no entanto, ela deve honrar com suas obrigações.
De acordo com Marco, os consumidores prejudicados que tiverem o comprovante de compra podem entrar em contato com os órgãos de defesa do consumidor para solucionar o problema.
Quer fazer compras online? Use o R7 Ofertas
Leia mais sobre Economia e ajuste suas contas
Seja bombardead@ de boas notícias. R7 Torpedos
Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia