Logo R7.com
RecordPlus

Pesquisas fracas de negócios pesam sobre índices europeus

Economia|Do R7

  • Google News

Por Susan Mathew

(Reuters) - As bolsas de valores da zona do euro registraram seu pior dia em um mês nesta segunda-feira, depois que leituras sombrias das atividades empresariais de todo o bloco aprofundaram os temores sobre uma recessão iminente e sugeriram que mais estímulos monetários serão necessários.


O índice FTSEurofirst 300 caiu 0,7%, a 1.534 pontos, enquanto o índice pan-europeu STOXX 600 perdeu 0,8%, a 390 pontos, quebrando três sessões seguidas de ganhos.

Após registrar cinco semanas seguidas de ganhos, as ações da zona do euro recuaram 1%, o que se explica pelos resultados de pesquisas privadas que mostraram que o crescimento dos serviços e manufatura na região estagnaram em setembro. Como resultado, as apostas em cortes nos juros aceleraram nos mercados monetários da zona do euro.


O índice DAX da Alemanha registrou a maior queda diária desde 23 de agosto depois que os últimos números do Índice de Gerentes de Compras (PMI) mostraram seu setor manufatureiro afundando ainda mais na recessão.

O chefe do Banco Central Europeu, Mario Draghi, disse que os dados justificam o estímulo indefinido do BCE prometido no início deste mês e reiterou seu apelo aos governos para que intensifiquem seus esforços, já que a política monetária tende apenas a aumentar a confiança doméstica.


Os bancos foram os mais atingidos pelas notícias das pesquisas, com o índice bancário da zona do euro caindo 2,8%. Isso incluiu uma queda de 7,5% no Commerzbank depois que a Moody's disse que o plano de reestruturação do banco alemão é negativo para seu rating de crédito.

Preocupações persistentes com as tensões comerciais entre Estados Unidos e China também foram um motivo para os investidores abandonarem as ações e se mudarem para a segurança dos títulos. O mercado ainda não está convencido de que um os dois países encontrarão um acordo em breve.


Autoridades norte-americanas e chinesas descreveram as negociações comerciais da na semana passada como "construtivas" e "produtivas", mas isso ocorreu depois que uma delegação agrícola chinesa cancelou uma visita a fazendas norte-americanas em Montana na sexta-feira.

Os setores dependentes do comércio - como mineração, automóveis, autopeças e tecnologia - estavam entre os maiores perdedores, recuando pelo menos 1,7% cada.

Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 0,26%, a 7.326 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 1,01%, a 12.342 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 1,06%, a 5.630 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 1,01%, a 21.899 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 0,93%, a 9.093 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 0,86%, a 4.973 pontos.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.