Logo R7.com
RecordPlus

Promoções e Black Friday incentivaram alta nas vendas no varejo, diz IBGE

Comércio registrou alta de 2% no mês de novembro em comparação à outubro de 2016

Economia|Do R7

  • Google News
Supermercados não necessariamente venderam apenas alimentos, mas também equipamentos eletrônicos
Supermercados não necessariamente venderam apenas alimentos, mas também equipamentos eletrônicos

As promoções de novembro, especialmente a Black Friday, impulsionaram as vendas no varejo em relação ao mês anterior, num movimento de antecipação de compras para o Natal. No entanto a alta de 2,0% no volume vendido no período não altera a trajetória negativa do comércio varejista, avaliou a coordenadora da Pesquisa Mensal de Comércio Isabella Nunes, divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

— Resultado do varejo é bom, mas pontualmente. É um resultado positivo, mas não reverte a trajetória negativa que o varejo vem mostrando já há algum tempo.


As atividades que mais influenciaram o avanço no varejo em novembro foram impulsionadas pela Black Friday, como supermercados, eletrodomésticos, lojas de departamento, e equipamentos para informática e comunicação. A coordenadora da pesquisa explica que mesmo os supermercados não necessariamente venderam apenas alimentos, mas também equipamentos eletrônicos.

Leia mais notícias sobre Economia


— O supermercado também tem outras gamas de produtos, mais variada, que envolvem eletrônicos e eletrodomésticos, que são bastante demandados nessa Black Friday. 

Apesar da melhora em novembro, as vendas no varejo ainda estão 11,8% abaixo do patamar mais alto, registrado em novembro de 2014. Já no varejo ampliado, que inclui os segmentos de veículos e material de construção, o volume vendido está 22,1% abaixo do patamar mais elevado, alcançado em agosto de 2012.

— O varejo não se recupera em relação ao ano anterior em nenhuma atividade. 

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.