Economia Receita Federal alerta para golpe por meio de carta falsa

Receita Federal alerta para golpe por meio de carta falsa

Intimação falsa em nome da instituição está sendo enviada pelos golpistas por meio dos Correios

Modelo da carta falsa que está sendo enviada por golpistas

Modelo da carta falsa que está sendo enviada por golpistas

Reprodução/Receita Federal

A Receita Federal alerta para um golpe aplicado por meio de correspondências falsas em nome da instituição. No mesmo modelo de fraudes realizadas por e-mail, as cartas que se intitulam "Intimação para regularização de dados cadastrais" são identificadas com o logotipo e o nome da Receita Federal e direcionam o destinatário para um endereço eletrônico que não pertence à Receita Federal.

Leia também: Golpes bancários fazem mais de 17 mil vítimas por dia no Brasil

Mas as correspondências falsas não são enviadas pela Receita Federal. Segundo a instituição, a finalidade do golpe é tentar extrair dados fiscais e bancários dos cidadãos. "Em caso de recebimento de carta como no modelo abaixo, ignore a intimação e não acesse o endereço eletrônico mencionado", orienta a Receita. 

Quem precisar fazer alterações, regularizações e consultas cadastrais deve utilizar o site oficial da Receita Federal. O serviço está disponível no  e-CAC, para acesso somente pelo próprio contribuinte ou seus procuradores legais. A Receita destaca que é possível acessar o e-CAC gerando um código de acesso, caso não possua certificado digital.

Aposentados também são alvos 

Outro órgão público que identificou tentativas de golpes no mês passado foi o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). As fraudes envolvem revisões em alguns benefícios para tentar obter dados pessoais dos segurados. As abordagens podem ocorrer por carta, e-mail, telefonema ou mensagem de celular, segundo o instituto. O INSS informa que nunca entra em contato direto com a pessoa para solicitar dados, nem pede o envio de fotos de documentos.

Últimas