Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Três de cada dez desempregados buscam por vaga há mais de 2 anos

Percentual corresponde a 13,5 milhões de profissionais e é o maior da série histórica iniciada em 2012, aponta estudo do Ipea

Economia|

Emprego sem carteira cresceu mais do que as vagas CLT
Emprego sem carteira cresceu mais do que as vagas CLT Emprego sem carteira cresceu mais do que as vagas CLT

No terceiro trimestre deste ano, quase 30% dos cerca de 13,5 milhões de desempregados do País estavam em busca de uma vaga havia mais de dois anos, maior porcentual de pessoas nessa situação em toda a série histórica iniciada em 2012, segundo levantamento do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).

Além disso, o emprego sem carteira assinada cresceu mais do que o trabalho com carteira em todas as atividades econômicas que abriram vagas em relação a um ano antes.

O estudo tem como base os microdados da Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), apurada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), e o Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).

A taxa de desemprego ficou em 12,5% no terceiro trimestre, segundo os dados da Pnad Contínua dessazonalizados pelo Ipea, ou seja, retirando do cálculo influências dessa época do ano. O resultado significa o menor nível desde o trimestre móvel encerrado em abril de 2020, embora o contingente de pessoas em busca de emprego ainda tenha sido de 13,5 milhões.

Publicidade

"Em conjunção ao elevado patamar da desocupação e da subocupação o aumento do tempo de permanência no desemprego se torna mais um indício de que a situação do mercado de trabalho continua desafiadora. No terceiro trimestre de 2021, a proporção de desempregados que estava nesta situação havia mais de dois anos chegou a 29%, atingindo o maior patamar da série", apontou a Carta de Conjuntura do mercado de trabalho divulgada pelo Ipea nesta terça-feira (21).

O total de empregos com carteira assinada no setor privado cresceu 5,9% no terceiro trimestre de 2021 ante o terceiro trimestre de 2020. No mesmo período, o montante de profissionais sem carteira assinada no setor privado aumentou 18,5%, enquanto o estoque de trabalhadores atuando por contra própria teve elevação de 18,4%.

Publicidade

Leia também

Nas dez das 13 atividades econômicas onde houve alta no emprego com carteira assinada, a variação foi mais branda que a do emprego sem carteira. O segmento de serviços domésticos teve a maior diferença registrada entre o crescimento anual do emprego formal, ou seja, com carteira assinada, (+4%) e do emprego informal, sem carteira assinada (+28,1%).

O segmento de alojamento e alimentação teve um salto de 22% no emprego com carteira assinada, mas a variação do emprego sem carteira foi quase o dobro, 39,2%.

Publicidade

Na indústria de transformação, a alta no estoque de vagas com carteira foi de 8,7%, enquanto o estoque de sem carteira subiu 22,6%. Na indústria extrativa, o emprego com carteira aumentou 6,3%, e o sem carteira cresceu 22,5%. No comércio, o emprego com carteira aumentou 8,8%, e o emprego sem carteira, 26,8%.

Por outro lado, o setor de construção civil registrou uma das menores diferenças entre o crescimento do emprego formal (+19,2%) e o do emprego informal (+22,5%). Na agricultura, o emprego com carteira subiu 7,2% em um ano, e o sem carteira, 8,8%.

"Apesar de expressivo, esse crescimento do emprego informal já era esperado, tendo em vista que, com o controle da pandemia, os setores mais intensivos nesse tipo de mão de obra (comércio e serviços) estão retomando suas atividades e gerando, por conseguinte, novos postos de trabalho. Em contrapartida, como o emprego formal foi menos atingido, o seu ritmo de expansão tende a ser mais ameno, mesmo em um contexto de recuperação econômica", aafirmaram os técnicos do Ipea.

Ainda segundo o estudo, a expectativa para os próximos meses é "de um crescimento menos acentuado da ocupação em 2022, refletindo um desempenho mais moderado da atividade econômica".

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.