Análise: em poucas horas de aula, as chances de o professor conseguir ensinar são mínimas
Segundo especialista em educação, apenas 5% dos alunos do último ano do ensino médio sabem matemática
Educação|Do R7, com RECORD NEWS
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
Na Prova Nacional Docente, 65% dos participantes foram aprovados e considerados aptos a lecionar, ao atingirem pelo menos 50 pontos em uma escala que vai até 100. Os dados divulgados pelo MEC (Ministério da Educação) nesta quinta-feira (21) refletem o desempenho de estudantes de cursos de licenciatura em todo o país.
Entre as 17 áreas avaliadas, o curso de matemática apresentou o menor índice de proficiência: apenas 45,9% dos estudantes alcançaram o nível considerado adequado. Segundo o MEC, mais de 53 mil professores participaram da avaliação.
Veja Também
Em entrevista ao Conexão Record News, a especialista em educação Claudia Costin aponta que apenas 5% dos alunos do último ano do ensino médio sabem matemática, e parte disso se deve à falta de professores interessados na matéria e à dificuldade de ensinar o conteúdo.
“Cada vez mais se cobra em matemática que o aluno aprenda a pensar matematicamente, e não decorar fórmulas e fazer 40 exercícios iguais. Mas, infelizmente, em quatro horas de aula, por exemplo, no Fundamental 2, com 13 matérias espremidas lá dentro, as chances de o professor ter condições de ensinar a pensar matematicamente são mínimas”, explica.
Segundo Claudia, a solução é caminhar para um ensino integral, com uma carga maior e “professores preparados para ensinar a pensar matematicamente”, algo que pode ser abordado desde a educação infantil.
Análises, entrevistas e as notícias do Brasil e do mundo estão na RECORD NEWS. Acesse o site aqui e confira os principais conteúdos em texto e vídeo!















