Logo R7.com
RecordPlus
Educação
‌

Análise: novas diretrizes para cursos de enfermagem buscam ‘aumentar régua da qualidade’

MEC anuncia mudança na carga horária e no peso do estágio supervisionado para graduação na área

Educação|Do R7, com RECORD NEWS

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • O MEC oficializou novas diretrizes para cursos de enfermagem, aumentando a carga horária mínima para 4.000 horas.
  • Os estágios supervisionados agora representarão 30% da grade curricular, com obrigatoriedade de formato presencial.
  • Instituições terão até junho de 2028 para se adaptar às novas exigências, visando melhorar a qualidade do ensino.
  • As mudanças são respostas a problemas de saúde pública e insatisfação no desempenho dos estudantes no Enade.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O MEC (Ministério da Educação) oficializou as novas diretrizes curriculares para graduações de enfermagem no Brasil nesta terça-feira (19). Entre as principais mudanças estão a ampliação de carga horária mínima para 4.000 horas e o aumento do peso dos estágios supervisionados, que passam a representar 30% da grade.

Agora, as formações deverão ser obrigatoriamente feitas no formato presencial. Instituições de ensino terão até junho de 2028 para se adaptar às novas exigências. Segundo Rafael Parente, PhD em educação e pesquisador, o crescimento exponencial de faculdades privadas com cursos de enfermagem à distância, entre 2010 e 2023, resultou em “um problema sério de saúde pública”, evidenciado em um resultado insatisfatório no Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) de 2023.

‌
Profissional de saúde utiliza computador em sala de controle enquanto monitora exames em equipamento hospitalar
Instituições terão até junho de 2028 para se adaptar às novas exigências do MEC Reprodução/Record News

Em entrevista ao Conexão Record News, o pesquisador aponta que as novas mudanças farão com que a formação foque mais em serviço, e acontecerá na prática, com pacientes portadores de “problemas reais”.

“A resolução anterior, que ditava as regras para os cursos de enfermagem, estava em vigor desde 7 de novembro de 2001, muito antes de a gente ter os smartphones, a internet, antes do prontuário eletrônico da Covid. Então, a primeira medida ‘fechou a torneira’ da quantidade ruim de cursos de enfermagem, principalmente EAD (Educação a Distância), e essa nova diretriz que acabou de sair tenta aumentar a régua da qualidade”, afirma.

Search Box

Análises, entrevistas e as notícias do Brasil e do mundo estão na RECORD NEWS. Acesse o site aqui e confira os principais conteúdos em texto e vídeo!

Siga R7 no Google e fique por dentro de tudo que acontece

Seguir no Google

Últimas

‌

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.