Caneta azul? Nem pensar, no Enem só vale tinta preta
Se o celular tocar ou emitir qualquer sinal sonoro estudante será desclassificado. Fique atento para não perder um ano de bobeira
Educação|Do R7
Caneta azul só na música ou nos memes da internet, no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) vale caneta esferográfica de tubo transparente e tinta preta. A primeira prova será realizada neste domingo (3) em todo o Brasil.
Outro fator de desclassificação é o celular. O estudante deve deixar o aparelho em um saco porta objeto. Se o telefone emitir qualquer som — alarme, por exemplo — o participante será desclassificado.
Leia mais: Confira 7 dicas para não chegar atrasado no Enem
Uma dica do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) é tirar a bateria do aparelho para não disparar algum alarme mesmo com o aparelho desligado.
Nesta primeira prova, os participantes vão encarar 45 questões de linguagens (português, literatura e inglês), uma redação dissertativa — fique atento para não fugir do tema — e 45 questões de história e geografia. No dia 10, prova será de ciências da natureza e matemática.